As mudanças geradas pela Base Nacional Comum Curricular na abordagem do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i1p89-101Resumo
Resumo
Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo analisar dissertações e teses que investigaram o pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico salienta um modelo dominante de ensino da Álgebra reduzido a uma Aritmética generalizada no Ensino Fundamental, que será bruscamente algebrizado no Ensino Médio. E na atual proposta da BNCC temos a algebrização do currículo desde os anos iniciais. Foram adotadas algumas palavras chave relacionadas ao pensamento algébrico para o levantamento dos trabalhos no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). Em relação ao tema pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foram encontrados onze trabalhos sobre sequências didáticas ou a produção escrita dos alunos e dois trabalhos sobre o professor dos anos iniciais. E podemos dizer também que nenhum dos estudos está relacionado à análise de materiais didáticos e existe, nesse levantamento, apenas um trabalho envolvendo a BNCC.
Palavras-chave: Pensamento algébrico; Anos Iniciais; BNCC.
Abstract
This article refers to a bibliographic research that aims to analyze dissertations and thesis that investigated algebraic reasoning in the early years of Elementary School. The theoretical framework highlights a dominant model of teaching Algebra reduced to a generalized Arithmetic in Elementary School, which will be sharply algebraized in High School. And the current proposal of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (National Common Curricular Base) present an algebraized curriculum since the early years. Some keywords related to algebraic reasoning were adopted to survey the work in the thesis and dissertation database of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). Regarding the theme algebraic reasoning in the early years of Elementary School, eleven works were found on didactic sequences or the student’s' written production and two works on the teacher of the early years. And we can also say that none of the studies is related to the analysis of teaching materials and there is, in this survey, only one work involving BNCC.
Keywords: Algebraic reasoning; Elementary Education; BNCC.