A influência do conhecimento matemático do professor na seleção de recursos para estudantes autistas

Autores

  • ELTON DE ANDRADE VIANA
  • ANA LÚCIA MANRIQUE

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i2p70-83

Resumo

Resumo

O artigo tem como tema o conhecimento matemático dos professores que lidam com estudantes autistas. Com os objetivos de identificar a forma como o conhecimento matemático é compreendido por professores em um momento de articulação e planejamento didático, e observar a relação existente entre esse conhecimento e a seleção de recursos que serão utilizados como material didático, este artigo adota como questão norteadora: como o conhecimento matemático é compreendido por um grupo de professores no momento de seleção de recursos para a proposição de uma atividade envolvendo conteúdos matemáticos fundamentada na perspectiva inclusiva? A abordagem metodológica é a observação participante de um grupo de professores e o referencial teórico assumido considera as diferentes visões sobre a natureza do conhecimento matemático. Os resultados indicam que o conhecimento matemático dos professores se aproxima mais de uma visão tradicional, bem como a seleção de recursos efetivada por professores é influenciada por tal visão.

Palavras-chave: Autismo; Educação Especial; Educação Matemática; Inclusão; TEA.

Abstract

The article has as its subject the mathematical knowledge of teachers who deal with autistic students. In order to identify how mathematical knowledge is understood by teachers at a time of articulation and didactic planning, and to observe the relationship between this knowledge and the selection of resources that will be used as teaching material, this article adopts as a guiding question : how is mathematical knowledge understood by a group of teachers when selecting resources for proposing an activity involving mathematical content based on an inclusive perspective? The methodological approach is the participant observation of a group of teachers and the assumed theoretical framework considers the different views on the nature of mathematical knowledge. The results indicate that the mathematical knowledge of teachers is closer to a traditional view, as well as the selection of resources made by teachers is influenced by such view.

Keywords: Autism; Special Education; Mathematics Education; Inclusion, ASD

 

 

 

 

 

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Publicado

2020-11-16

Edição

Seção

Artigos