A construção do conhecimento matemático na teoria APOS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i2p84-93Resumo
Resumo
Este artigo é um recorte de uma tese de doutorado em andamento, desenvolvida pela primeira autora e orientada pela segunda, cujo objetivo principal é investigar a concepção, na acepção de Dubinsky, de professores do ensino público paulista sobre o Teorema Fundamental da Aritmética. O objetivo deste artigo é trazer a ideia de como ocorre a construção do conhecimento matemático segundo a teoria APOS de Ed Dubinsky, apoiado nas ideias de Jean Piaget com a Epistemologia Genética. São apresentados o conceito de abstração reflexiva, considerado o mecanismo mental mais importante no desenvolvimento do pensamento, as definições dos elementos mentais Ação, Processo e Objeto e como interagem entre si para a construção do conhecimento matemático.
Palavras-chave: Construção do conhecimento matemático; Teoria APOS; abstração reflexiva; ciclo ACE.
Abstract
This article is an excerpt from an ongoing doctoral thesis, developed by the first author and guided by the second, whose main objective is to investigate the conception, in Dubinsky's sense, of São Paulo public school teachers about the Fundamental Theorem of Arithmetic. The purpose of this article is to bring the idea as is the construction of mathematical knowledge according to APOS theory of Ed Dubinsky, supported by the Jean Piaget's ideas with the Genetic Epistemology. The concept of reflective abstraction is presented, considered the most important mental mechanism in the development of thought, the definitions of the mental elements Action, Process and Object and how they interact with each other for the construction of mathematical knowledge.
Keywords: Construction of mathematical knowledge; APOS theory; reflective abstraction; ACE cycle.