Investigação-histórica-com-tecnologia para a unidade de grandezas e medidas do 8º Ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2021v10i1p2-22

Resumo

No presente estudo propusemos uma aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) via Investigação Matemática (IM) abordando a unidade temática de Grandezas e Medidas enfatizando o objeto de conhecimento de área de figuras planas embasado no tema histórico da quadratura do círculo. Essa pesquisa segue abordagem qualitativa com objetivo exploratório introduzindo constructos que embasam a proposta de apresentar exemplo que configura a aliança supracitada. Como resultado selecionamos objeto de conhecimento na unidade temática supracitada, realizamos pesquisa histórica e produzimos produto educacional a ser abordado numa investigação-histórica-com-tecnologia.

Biografia do Autor

ALISON LUAN FERREIRA DA SILVA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014), pós graduação em Ensino da Matemática para o ensino médio pelo Instituto Federal de Pernambuco (2016), pós graduação em Educação Matemática: teoria e prática no Ensino Fundamental pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (2019) e mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019), na linha de pesquisa em Educação Matemática. Atualmente é professor de Matemática do Governo do Estado do Rio Grande do Norte Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Relações entre Hist. da Matemática e TDIC, GeoGebra.

GISELLE COSTA DE SOUSA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 e 2003) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005 e 2008), na linha de pesquisa em Educação Matemática. Além disso, concluiu o curso de técnico em Estradas pela ETFRN, hoje IFRN (1997). Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Matemática, Geogebra, Cálculo, Educação Matemática, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP (2007). Foi professora da rede básica de ensino do município de Natal, do município de São Gonçalo do Amarante (RN) e da rede privada de ensino de Natal. Foi coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal de 2008 a 2018. É docente orientadora da Residência Pedagógica de Matemática Natal/UFRN edital 01/2020 - CAPES, tendo exercido a mesma função ainda no edital anterior compreendendo o período de agosto de 2018 a janeiro de 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Edição

Seção

Artigos