As obras estudadas e a estrutura de ensino na madraça de Ulugh Beg (1394-1449) em Samarkanda segundo as cartas de Al-Kāshī

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.%202021v10i1p61-78

Resumo

Este artigo propõe-se a descrevera rotina na madraça fundada pelo governante Ulugh Beg (1394-1449) em Samarkanda, como se organizava a estrutura de ensino e relatar quais os textos que eram nela estudados. Para tanto, lançamos mão de uma pesquisa documental tendo como fontes principais as duas cartas de al-Kāshīe um relato de al-Shīrwānī. Concluímos que tais fontes nos fornecem importantes informações acerca da herança de conhecimentos anteriores e a circulação desses e de novos conhecimentos desenvolvidos, bem como do dia a dia no círculo científico de Samarkanda.

Biografia do Autor

KALINE FRANÇA CORREIA ANDRADE, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Matemática Aplicada e Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004).  Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 2015. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Matemática.

BERNADETE BARBOSA MOREY, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1979), mestrado em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1981) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1992). Estágio pós-doutoral na UNESP-RC em História da Matemática (2010), Estágio pós-doutoral na Universidade de Penza, Rússia (2016) em História da Matemática. Estágio pós-doutoral (2017-2018) na Laurentian University, Sudbury, Canadá. Coordena o Grupo de Pesquisa Matemática e Cultura. Seus interesses em pesquisa são: 1. Teoria da Objetivação, uma teoria de ensino e aprendizagem sociocultural; 2. Relações entre a História da Matemática e a Educação Matemática; 3. Matemática Recreativa e Ensino de Matemática; 4. Matemática Medieval Islâmica.

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Publicado

2021-10-05

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Artigos