Indícios da figura do escriba (kâtib) nas sociedades islâmicas medievais e suas possíveis funções que envolvem a aritmética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.%202021v10i1p94-104

Resumo

O presente estudo faz parte de uma pesquisa doutoral na qual pretendemos articular a história da aritmética islâmica com o ensino de matemática. Na etapa da pesquisa histórica em andamento, temos como objetivo elencar as possíveis funções do escriba islâmico medieval que se relacionam com conhecimentos aritméticos. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico e documental, tomando como referência o tratado de aritmética de Abu l’Wafa (940 -997 E.C.). Como resultados, percebemos que o escriba islâmico desempenhava diversas funções, como comerciante, jurista, administrador, dentre outras, dada a variedade de conhecimentos requeridos, sendo necessário além de ler e escrever muito bem, realizar cálculo mental e a escrita matemática.

Biografia do Autor

SUZIE MARIA ALBUQUERQUE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRN, possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFCE (2019), graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Ceará (2007), pós graduação em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA pelo Instituto UFC Virtual (2015). Tem experiência na área do Ensino de Matemática, com ênfase na articulação entre a história e o ensino da matemática. Além de desenvolver trabalhos que trazem a pesquisa como princípio educativo, por meio do acompanhamento pedagógico junto a professores e estudantes da Educação Básica. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

BERNADETE BARBOSA MOREY, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1979), mestrado em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1981) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1992). Estágio pós-doutoral na UNESP-RC em História da Matemática (2010), Estágio pós-doutoral na Universidade de Penza, Rússia (2016) em História da Matemática. Estágio pós-doutoral (2017-2018) na Laurentian University, Sudbury, Canadá. Coordena o Grupo de Pesquisa Matemática e Cultura. Seus interesses em pesquisa são: 1. Teoria da Objetivação, uma teoria de ensino e aprendizagem sociocultural; 2. Relações entre a História da Matemática e a Educação Matemática; 3. Matemática Recreativa e Ensino de Matemática; 4. Matemática Medieval Islâmica.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Edição

Seção

Artigos