Algumas reflexões didáticas no ensino de matemática a partir da análise de uma carta de Thabit Ibn Qurra (836-901) direcionada a um amigo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.%202021v10i1p23-40Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e uma reflexão sobre o Produto Educacional fruto dessa pesquisa em andamento, que versa sobrea Matemática Islâmica Medieval, e o apoio que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem fornecer ao entendimento da História da Matemática (HM), via Investigação Matemática (IM) em favor do ensino de Matemática. Tal investigação toma como ponto de partida, uma carta do estudioso islâmico Thabit ibn Qurra (836 d. C. –901) direcionada a um amigo, em que apresenta uma Generalização do Teorema de Pitágoras aplicado a quaisquer triângulos. A partir de um levantamento bibliográfico para esse estudo histórico, fizemos algumas reflexões didáticas sobre tal documento e levamos par ao Produto Educacional, destacando as possibilidades didáticas da aliança entre HM, TDIC, via IM, no ensino de Matemática.