Algumas reflexões didáticas no ensino de matemática a partir da análise de uma carta de Thabit Ibn Qurra (836-901) direcionada a um amigo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.%202021v10i1p23-40

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e uma reflexão sobre o Produto Educacional fruto dessa pesquisa em andamento, que versa sobrea Matemática Islâmica Medieval, e o apoio que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem fornecer ao entendimento da História da Matemática (HM), via Investigação Matemática (IM) em favor do ensino de Matemática. Tal investigação toma como ponto de partida, uma carta do estudioso islâmico Thabit ibn Qurra (836 d. C. –901) direcionada a um amigo, em que apresenta uma Generalização do Teorema de Pitágoras aplicado a quaisquer triângulos. A partir de um levantamento bibliográfico para esse estudo histórico, fizemos algumas reflexões didáticas sobre tal documento e levamos par ao Produto Educacional, destacando as possibilidades didáticas da aliança entre HM, TDIC, via IM, no ensino de Matemática.

Biografia do Autor

ALLYSON EMANUEL JANUÁRIO DA COSTA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECNM UFRN.

GISELLE COSTA DE SOUSA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 e 2003) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005 e 2008), na linha de pesquisa em Educação Matemática. Além disso, concluiu o curso de técnico em Estradas pela ETFRN, hoje IFRN (1997). Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Matemática, Geogebra, Cálculo, Educação Matemática, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP (2007). Foi professora da rede básica de ensino do município de Natal, do município de São Gonçalo do Amarante (RN) e da rede privada de ensino de Natal. Foi coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal de 2008 a 2018. É docente orientadora da Residência Pedagógica de Matemática Natal/UFRN edital 01/2020 - CAPES, tendo exercido a mesma função ainda no edital anterior compreendendo o período de agosto de 2018 a janeiro de 2020.

MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), mestrado em Ensino de Ciencias Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Edição

Seção

Artigos