Questões didáticas envolvendo as escalas do Cross-staff (1623) elaborado por Edmund Gunter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.%202021v10i1p105-118

Resumo

Com o intuito de articular a história e o ensino com base em uma historiografia atualizada, foi selecionado o tratado The Description and use of the Sector, The Crosse-staffe, and other instruments..., que aborda diversos instrumentos que incorporavam elementos matemáticos, dentre eles, o Cross-staff. Dessa maneira, objetiva-se apresentar as escalas que compõem esse instrumento e os conhecimentos matemáticos incorporados nelas. Assim, esta pesquisa se caracteriza como documental e indica alguns aspectos matemáticos mobilizados pelas escalas inscritas no Cross-staff. Por isso, destacam-se alguns conhecimentos incorporados nas escalas, como de proporcionalidade, trigonometria e de logaritmos. Conclui-se que essas escalas vinculam processos matemáticos potencialmente didáticos para a formação de professores.

Biografia do Autor

ANDRESSA GOMES DOS SANTOS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Mestranda do programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará. Membro do grupo de pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem interesse pelos temas: História da Matemática, Formação de professores da Matemática e Ensino de Matemática.

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. 

Downloads

Publicado

2021-10-05

Edição

Seção

Artigos