Sequência didática para o ensino de matriz com o Kahoot

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.57404

Palavras-chave:

Matrizes; Gamificação; Sequência didática.

Resumo

O uso de ferramentas tecnológicas tem-se mostrado como um importante instrumento para uso didático, sendo cada vez mais discutido a relevância para o ensino. Nessa pesquisa, foi realizada uma intervenção, tendo como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem de matriz, com uso do aplicativo Kahoot. Como metodologia foi utilizada uma sequência didática com suas fases a saber: Pré-teste, módulos e pós-teste. Para tanto, realizou-se com uma turma da 2ª série do Ensino Médio, durante as aulas de matemática. Por fim, os resultados obtidos revelaram que a atividade com gamificação possibilitou maior interatividade e engajamento entre os discentes. Além disso, oportunizou melhorias para a prática docente, revelando o potencial da utilização do aplicativo e colocando a sequência didática como oportuna na reflexão e organização.

Referências

ALVES, Handerson. Rodrigues.; RIBEIRO, Marcel. Thiago. Damasceno. UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 302-322, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9748. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9748. Acesso em: 14 nov. 2021.

ANDREETTI, Thais Cristine. GAMIFICAÇÃO DE AULAS DE MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pósgraduação em Educação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: http://www.exatas.ufpr.br/portal/ppgecm/wp-content/uploads/sites/27/2020/04/THAIS-CRISTINE-ANDREETTI.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021.

AQUINO, Adelmo. Arthur. de; LAVOR, Otavio. Paulino. ENSINO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UMA APLICAÇÃO MOBILE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 125-146, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9862. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9862. Acesso em: 15 nov. 2021.

BARBOSA, Maria da Conceição Pereira; SANTOS, Josivan Washington Marinho dos; SILVA, Flávia Carolina Lins da; GUILHERME, Betânia Cristina. O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 1-18, jul. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/12946/10877. Acesso em: 14 nov. 2021.

BONJORNO, José Roberto; GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; SOUSA, Paulo Roberto Câmara de. Prisma matemática : sistemas, matemática financeira e grandezas : ensino médio : área do conhecimento : matemática e suas tecnologias. São Paulo: Ftd, 2020.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.

CARDOSO, Letícia Silva; COSTA, Dailson Evangelista; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de. O ENSINO DE FRAÇÃO POR MEIO DO TANGRAM: uma proposta de sequência didática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 3, n. 1, p. 91-106, 26 jun. 2018. Revista Pratica Docente. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2018.v3.n1.p91-106.id163. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/163/56. Acesso em: 10 out. 2021.

CARNEIRO, Jaíne. O USO DO KAHOOT! E DO ENSINO HÍBRIDO COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3257/1/Ja%c3%adne%20Carneiro.pdf. Acesso em: 24 dez. 2021.

CARREGOSA, Ana Luiza dos Santos., ARAUJO, Douglas de Souza.,ALBUQUERQUE, Monck. (2019). Gamificando a Sala de Aula: Um Relato de Experiência com o Kahoot na Chapada Diamantina. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Disponivel em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13312. Acesso em 21 dez. 2021.

CORRÊA, Tonival de Sarges; COSTA, José Francisco da Silva; LOBATO JUNIOR, José Maria dos Santos; CHAVES NETO, Antonio Maia de Jesus; LOBATO, Marinaldo Carvalho; MENDES, Rodinely Serrão; PANTOJA, Leonardo Carlos Rodrigues; CABRAL, Natanael Freitas. Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 13337-13352, 2021. Brazilian Journal of Development. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n2-110. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/about/contact. Acesso em: 10 fev. 2022.

CREMONTTI FILHO, Jorge Luiz; SILVA, Luciano Ferreira; LIMA, Lindeval Fernandes de. O uso da aprendizagem móvel e técnicas de gamificação como suporte ao ensino de matrizes. Rct - Revista de Ciência e Tecnologia, Roraima, v. 7, p. 1-13, 20 out. 2021. Universidade Federal de Roraima. http://dx.doi.org/10.18227/rct.v7i0.6990. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rct/article/view/6990/3423. Acesso em: 10 fev. 2022.

DANTE, Luiz Roberto. MATEMÁTICA - CONTEXTO & APLICAÇÕES. São Paulo: Ática, 2016.

DOLZ, Joaquim.; NOVERRAZ, Michèle.; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J.Gêneros orais e escritos na escola.Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128

GOMES, Antônio Carlos Buraneli; LOSS, Taniele; CARGNIN, Claudete; MOTTA, Marcelo Souza. O Uso do Kahoot, Quizziz e Quizlet como Recursos Tecnológicos para Gamificar o Ensino de Geometria na Educação Básica. Revista Interacçoes, Lisboa, v. 17, n. 51, p. 168-188, dez. 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25093. Acesso em: 24 dez. 2021

LEONARDO, Rhullian; OLIVEIRA JUNIOR, Hércules Alves de. Batalha de matrizes no ensino de matemática: matrix battle in mathematics education. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 7, n. 9, p. 94498-94512, 30 set. 2021. South Florida Publishing LLC. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n9-558. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/36756/0. Acesso em: 10 fev. 2022.

MARTINS, Amanda; MAIA, Mayara; TINTI, Douglas da Silva. Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano. Revista Insignare Scientia, Largo, v. 3, n. 1, p. 309-321, jan. 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11228/7390. Acesso em: 14 dez. 2021.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

PITOMBEIRA, José Roberto de Sales. O Kahoot no ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat, Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6973. Acesso em: 24 dez. 2021.

RODRIGUES, Gabryella Rocha; ALVES, Fábio José. Avaliação do uso de uma sequência didática no ensino de matrizes através da programação em blocos por um grupo focal. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 5, n. 12, p. 30-50, dez. 2019. Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/758/333. Acesso em: 24 dez. 2021.

SOUSA, Renata Teófilo de; SANTIAGO, Paulo Vítor da Silva; ALVES, Francisco Régis Vieira. ¡El Kahoot! en la enseñanza de secuencias y progresiones geométricas guiadas por la Teoría de Situaciones Didácticas. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, Argentina, v. 17, n. 63, p. 1-18, dez. 2021. Disponível em: http://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/400/244. Acesso em: 10 fev. 2022.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. ERNANI F. F. (trad.). Porto Alegre: Penso, 1998.

Downloads

Publicado

2025-03-11