A transformação dos sistemas de recursos em documentos no processo de ensino do conceito de limite
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p31-41Palavras-chave:
Abordagem Documental do Didático, Campos Conceituais, Esquemas Profissionais, Conceito de LimiteResumo
Neste artigo apresentamos as ideias de nossa tese de doutorado que está em seu estágio final e elementos da pesquisa que estamos realizando com dois professores universitários no processo de transformação dos recursos desses professores em documentos. A Abordagem Documental do Didático (ADD) de Gueudet e Trouche desempenha um papel particular na pesquisa. Na revisão da literatura verificamos que existem poucas pesquisas brasileiras no quadro teórico da ADD no ensino superior. Acreditamos que desenvolver a pesquisa sob esse quadro teórico estudando os esquemas profissionais de professores universitários ao interagirem com recursos para o ensino do conceito de limite e a transformação desses recursos em documentos trará importantes contribuições para a educação matemática brasileira no ensino superior.
Referências
BIFANO, F. Institutional resources at university admission: emerging documentational identity for the analysis of the professor’s work. In V. Gitirana et al, (Eds.). Proceedings of the Re(s)sources 2018 international conference, p. 147 a 150. Lyon: ENS de Lyon, 2018. Disponível em: https://resources-2018.sciencesconf.org/resource/page/id/8
DÉSIRÉ, M. The importance of documentary and digital resources in the definition of quality of higher education. In V. Gitirana (Eds.). Proceedings of the Re(s)sources 2018 international conference, pp. 123 a 124. Lyon: ENS de Lyon, 2018. Disponível em: https://resources-2018.sciencesconf.org/resource/page/id/8
GUEUDET, G., TROUCHE, L. (Orgs.). Ressources vives. le travail documentaire des professeurs en mathématiques. Rennes/Lyon: Presses Universitaires de Rennes/INRP, 2010.
GUEUDET, G. University Teachers’ Resources Sysyems and Documents. International Journal of Researche in Undergraduate Mathemathics Edition, v. 3, p.198-221, abril 2017. https://doi.org/10.1007/s40753-016-0034-1
GONZÁLEZ-MARTÍN, A. S.; NARDI, E.; BIZA, I. From resource to document: scaffolding content and organising student learning in teachers’ documentation work on the teaching of series. Educational Studies in Mathematics, v. 98, n. 3, pp. 231-252, 2018.
IGNÁCIO, R. S. Criação de capítulo de livro didático digital no Estágio Curricular Supervisionado: uma análise da documentação na formação inicial do professor de Matemática. Tese de doutorado. Centro Universitário Anhanguera, São Paulo, 2018.
MARTINEZ, M.; CRUZ, R.; SOBERANES, A. The mathemathical teacher: a case study of instrumental genesis in the UAEM. In V. Gitirana (Eds.). Proceedings of the Re(s)sources 2018 international conference, pp. 211 a 214., Lyon: ENS de Lyon, 2018. Disponível em: https://resources-2018.sciencesconf.org/resource/page/id/8
RABARDEL, Pierre. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains, Paris: Armand Colin, 1995.
SIERPINSKA, A. Sur un programme de recherche lié à la notion d’obstacle épistémologique. In: Construction des Savoirs, Obstacles et conflits. CIRADE, 1985.
TROUCHE, L.; GUEUDET, G.; PEPIN, B. Documentational Approach to Didatics. In S. Lerman (Ed.). Encyclopedia of mathematics education. Cham: Springer. 2018.
VERGNAUD, Gérard. La théorie des champs conceptuals. Recherches en Didactique des Mathématiques. RDM, v. 10, n. 2-3, p.133-170, 1990.