A transformação dos sistemas de recursos em documentos no processo de ensino do conceito de limite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p31-41

Palavras-chave:

Abordagem Documental do Didático, Campos Conceituais, Esquemas Profissionais, Conceito de Limite

Resumo

Neste artigo apresentamos as ideias de nossa tese de doutorado que está em seu estágio final e elementos da pesquisa que estamos realizando com dois professores universitários no processo de transformação dos recursos desses professores em documentos. A Abordagem Documental do Didático (ADD) de Gueudet e Trouche desempenha um papel particular na pesquisa. Na revisão da literatura verificamos que existem poucas pesquisas brasileiras no quadro teórico da ADD no ensino superior. Acreditamos que desenvolver a pesquisa sob esse quadro teórico estudando os esquemas profissionais de professores universitários ao interagirem com recursos para o ensino do conceito de limite e a transformação desses recursos em documentos trará importantes contribuições para a educação matemática brasileira no ensino superior.

Biografia do Autor

DANILO DOS SANTOS CHRISTO, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor do Instituto Santanense de Ensino Superior e aluno de doutorado do curso Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SONIA BARBOSA CAMARGO IGLIORI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em matemática pela PUC-SP na área de Análise Funcional, tendo sido orientada por Domingos Pisaneli. De 1995 a 1996 realizou, com apoio da CAPES, estágio pós doutoral na Université Paris VII, França. O estágio desenvolveu-se por meio de pesquisa em Didática da Análise com a supervisão de Michèle Artigue. É professora titular do Departamento de Matemática da PUC-SP. Durante os anos de 2000 a 2010 elaborou material didático, para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Análise Real, destinado ao curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD. É professora permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, tendo sido coordenadora desse Programa nos períodos de 1995 a 2005, e de 2011-2013. 

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Publicado

2022-10-28

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Artigos