A desigualdade social no Brasil por um viés da Educação Matemática Crítica em sala de aula

analisando os programas sociais de transferência de renda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i2p34-55

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Desigualdade social, Programas Sociais de Transferência de Renda

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação em Ciências e Matemática no PPGEduCIMAT - UFRRJ. Após uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se desenvolver e sugerir atividades, através de uma Sequência Didática, que auxiliem docentes com o ensino de Funções e Estatística de forma contextualizada, tendo como tema a desigualdade social no Brasil. O objetivo é garantir uma aprendizagem significativa, crítica e reflexiva para os alunos acerca da desigualdade social à luz da Educação Matemática Crítica. Percebeu-se na pesquisa que, apesar dos Programas Sociais de Transferência de Renda serem de suma importância para a sociedade brasileira, os mesmos têm sofrido duras críticas ao longo dos anos, principalmente do público que não recebe o auxílio ou do público que não conhece algum beneficiário devido à falta de conhecimento acerca dos programas.

Biografia do Autor

MARIANA DA SILVA SORIANO, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pelo PPGEduc/UFRRJ financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGEduCIMAT/UFRRJ. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Técnica em Informática pelo CEO. Atua como Professora de Matemática na Rede Privada de ensino. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnociências e Etnomatemática da UFRRJ (GEtCiMat) e do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GpDoC). Participou do Projeto de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - UFRRJ durante os anos de 2020/2021. Atuou como Diretora de Comunicação do Diretório Acadêmico Mercedes Pertsew, também conhecido como Diretório Acadêmico da Matemática - UFRRJ. Atuou como Representante Estudantil do Curso de Graduação em Matemática no Instituto de Ciências Exatas da UFRRJ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Crítica, Tecnologia no Ensino da Matemática e Etnomatemática. Atuou no ano de 2017/2018 e 2019 como bolsista, pela CAPES, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Matemática UFRRJ. Além de atuar no ano de 2018 como residente, pela CAPES, no Programa de Residência Pedagógica.

MÁRCIO DE ALBUQUERQUE VIANNA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui licenciatura em Matemática, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (2001) e doutorado pelo PPGCTIA (Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) da UFRRJ em convênio binacional com a UNRC (Universidade Nacional de Rio Cuarto - Argentina) na área de concentração Políticas Públicas Comparadas (2017). Atualmente é professor Associado I na área de Educação Matemática do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). É pesquisador associado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT); é docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da UFRRJ. Foi bolsista da CAPES-OBEDUC para a produção de Materiais Curriculares Educativos Online e bolsista como pesquisador e extensionista do projeto do CNPq pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário como Assessor Territorial de Gestão Social do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) do Território Rural da Baía da Ilha Grande-RJ. É membro diretor do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática) desde 2011 e coordena/lidera o GEtCiMat (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnociências e Etnomatemática) da UFRRJ. Atua principalmente nos seguintes temas: etnomatemática e etnociência, formação de professores, educação matemática, agricultura familiar, gestão social, avaliação de articulações de atores no território, teorias críticas e cultura popular.

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Publicado

2024-04-23

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Artigos