A desigualdade social no Brasil por um viés da Educação Matemática Crítica em sala de aula
analisando os programas sociais de transferência de renda
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i2p34-55Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Desigualdade social, Programas Sociais de Transferência de RendaResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação em Ciências e Matemática no PPGEduCIMAT - UFRRJ. Após uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se desenvolver e sugerir atividades, através de uma Sequência Didática, que auxiliem docentes com o ensino de Funções e Estatística de forma contextualizada, tendo como tema a desigualdade social no Brasil. O objetivo é garantir uma aprendizagem significativa, crítica e reflexiva para os alunos acerca da desigualdade social à luz da Educação Matemática Crítica. Percebeu-se na pesquisa que, apesar dos Programas Sociais de Transferência de Renda serem de suma importância para a sociedade brasileira, os mesmos têm sofrido duras críticas ao longo dos anos, principalmente do público que não recebe o auxílio ou do público que não conhece algum beneficiário devido à falta de conhecimento acerca dos programas.
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