Social inequality in Brazil by a bias of Critical Mathematics Education in the classroom

: analyzing social programs of income transfer.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i2p34-55

Keywords:

Critical Mathematics Education;, Social inequality;, Social Income Transfer Programs.

Abstract

This article presents an excerpt from a master's research in Education in Science and Mathematics by PPGEduCIMAT - UFRRJ. After a bibliographic and documentary research, it seeks to develop and suggest activities, through a Didactic Sequence, that assist teachers with the teaching of Functions and Statistics in a contextualized way, with social inequality in Brazil as its theme. The goal is to ensure meaningful, critical and reflective learning for students. It was noticed in the research that, despite the Social Income Transfer Programs being of paramount importance for Brazilian society, they have suffered harsh criticism over the years, mainly from the public that does not receive the aid or from the public that does not know any beneficiaries due to the lack of knowledge about the Programs.

Author Biographies

MARIANA DA SILVA SORIANO, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pelo PPGEduc/UFRRJ financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGEduCIMAT/UFRRJ. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Técnica em Informática pelo CEO. Atua como Professora de Matemática na Rede Privada de ensino. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnociências e Etnomatemática da UFRRJ (GEtCiMat) e do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GpDoC). Participou do Projeto de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - UFRRJ durante os anos de 2020/2021. Atuou como Diretora de Comunicação do Diretório Acadêmico Mercedes Pertsew, também conhecido como Diretório Acadêmico da Matemática - UFRRJ. Atuou como Representante Estudantil do Curso de Graduação em Matemática no Instituto de Ciências Exatas da UFRRJ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Crítica, Tecnologia no Ensino da Matemática e Etnomatemática. Atuou no ano de 2017/2018 e 2019 como bolsista, pela CAPES, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Matemática UFRRJ. Além de atuar no ano de 2018 como residente, pela CAPES, no Programa de Residência Pedagógica.

MÁRCIO DE ALBUQUERQUE VIANNA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui licenciatura em Matemática, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (2001) e doutorado pelo PPGCTIA (Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) da UFRRJ em convênio binacional com a UNRC (Universidade Nacional de Rio Cuarto - Argentina) na área de concentração Políticas Públicas Comparadas (2017). Atualmente é professor Associado I na área de Educação Matemática do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). É pesquisador associado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT); é docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da UFRRJ. Foi bolsista da CAPES-OBEDUC para a produção de Materiais Curriculares Educativos Online e bolsista como pesquisador e extensionista do projeto do CNPq pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário como Assessor Territorial de Gestão Social do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) do Território Rural da Baía da Ilha Grande-RJ. É membro diretor do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática) desde 2011 e coordena/lidera o GEtCiMat (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnociências e Etnomatemática) da UFRRJ. Atua principalmente nos seguintes temas: etnomatemática e etnociência, formação de professores, educação matemática, agricultura familiar, gestão social, avaliação de articulações de atores no território, teorias críticas e cultura popular.

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Published

2024-04-23

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Section

Artigos