Desenhos prototípicos, não prototípicos e que mais se aproximam dos prototípicos:
uma caracterização acerca dos paralelogramos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.64396Palavras-chave:
engenharia didática; geometria; livros didáticos; paralelogramos.Resumo
caracterização para os desenhos de todos os paralelogramos e confirmar que há prioridade pelos desenhos prototípicos por meio da análise de uma coleção de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental. O aporte teórico-metodológico é a Engenharia Didática na perspectiva de Artigue e Brousseau. O recorte aqui discutido versa sobre as vertentes epistemológica e didática das análises prévias da Engenharia Didática, por meio das quais foi feito um levantamento de pesquisas já realizadas que discutem desenhos prototípicos e a análise de uma coleção de livros didáticos. Em relação aos resultados, foi possível confirmar o que apontam pesquisas anteriores em termos de quais desenhos dos paralelogramos são prototípicos e que há uma prioridade por eles nos livros didáticos analisados.
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