Pesquisas sobre a presença da História da Matemática em livros didáticos

uma análise a partir dos anais do SNHM (1995-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2024v13i1.67715

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Revisão Sistemática, História da Matemática

Resumo

A História da Matemática no Brasil ganhou mais estrutura e destaque com a realização do Seminário Nacional de História da Matemática e a criação da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em 1999. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar a forma como a História da Matemática é apresentada nos livros didáticos brasileiros, com base nos anais do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) no período de 1995 a 2023. Está é uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e utilizou do processo metodológico da Revisão Sistemática para obter o corpus de análise. Por mais que se trate de um evento de História da Matemática, não identificamos quantidades expressivas de trabalhos voltados para os livros didáticos nas 15 edições analisadas. A História da Matemática ainda é proposta pelos livros de forma superficial, tratada de forma ornamental e focando apenas em breves biografias de matemáticos famosos.

Biografia do Autor

Benjamim Cardoso da Silva Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Professor Doutor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus São Raimundo das Mangabeiras - MA

Referências

AMADEO, M; BERNARDES, A; TEIXEIRA, W. M. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: uma análise de coleções do PNLD 2018 e 2020, In: Seminário Nacional de História da Matemática, XV, 2023, Maceió. Anais, Maceió, editora SBHMat, 2023, p. 1-15.

BARONI, R. L; TEIXEIRA, M. V; NOBRE, S. R. História da Matemática em contextos da Educação Matemática: contribuições do GPHM. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 25, n. 41, p. 153-171, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2912/291223514008.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

BELTRAME, J. T; GREGORUTTI, J. L; BIANCHINI, B. L. A noção de Equação do 2º grau nos Livros Didáticos: uma análise sobre a utilização da História da Matemática como recurso didático, In: Seminário Nacional de História da Matemática, VIII, 2009, Belém. Anais, Belém, editora SBHMat, 2009.

BIANCHI, M. I. Z. Uma reflexão sobre a presença da História da Matemática nos Livros Didáticos. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

BRACHO, L. A. C; MENDES, I. A. O CREPHIMat como um ambiente virtual sobre as pesquisas em história da matemática. REMATEC, v. 14, n. 32, p. 163-176, 2019. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/159. Acesso em: 20 de jun. 2024.

D'AMBROSIO, U. A interface entre história e Matemática uma visão histórico-pedagógica. Revista história da matemática para professores, v. 7, n. 1, p. 41-64, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/67. Acesso em: 15 jun. 2024.

DÍAZ, O.R. A atualidade do livro didático como recurso curricular. Linhas Críticas, Brasília, v.17, n.34, p. 609-624, 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-04312011000300010&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 10 jun. 2024

FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa: coleção pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed editora, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.

GONÇALVES, L. S; ARRAIS, I. A. M; MORAES, F. R. F. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: análises e propostas didáticas, In: Seminário Nacional de História da Matemática, XIII, 2019, Fortaleza. Anais, Fortaleza, editora SBHMat, 2019, p. 1406-1421.

LIMA, E. B; LANDO, J. C; FREIRE, I. A. A. Reflexões sobre o uso do livro didático em uma historiografia da matemática, In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais, Vitória, editora SBHMat, 2015, p. 257-264.

MENDES, I. A. A trigonometria nos livros didáticos: enfoques históricos, In: Seminário Nacional de História da Matemática, III, 1999, Vitória. Anais, Vitória, editora SBHMat, editor: Circe Mary Silva da Silva, 1999, p. 380-388

MENDES, I. A. Usos da História no Ensino de Matemática: reflexões teóricas e experiencias. 3. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022

MENDES, L. O. R; PEREIRA, A. L. Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 196-228, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/50437. Acesso em: 05 mar. 2024.4

MIGUEL, A.; BRITO, A. J. A história da matemática na formação do professor de matemática. In: FERREIRA, E. S. (Org.) Cadernos CEDES 40. Campinas: Papirus, 1996.

MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, v. 2, p. 73-106, 1997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646848. Acesso em: 16 jun. 2024.

MIGUEL, A; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

MOIA, R. E. C; LOPES, S. M; SMITH, D. E. P. História da Matemática Presente nos Livros Didáticos de uma EMEF do Município de Cametá/PA, In: Seminário Nacional de História da Matemática, XIII, 2019, Fortaleza. Anais, Fortaleza, editora SBHMat, 2019, p. 1422-1436.

OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. eaD em Foco, 2019. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/748. Acesso em: 15 maio, 2024.

RORATTO, C; NOGUEIRA, C. M. I; KATO, L. A. Ensino de matemática, história da matemática e aprendizagem significativa: uma combinação possível. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 117-142, 2011. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/250. Acesso em: 05 mar. 2024.

SEXTO JUNIOR, A; BORGES, F. A; LORIN, J. H. Abordagens da história da Matemática nos livros didáticos: que aspectos são enfatizados em pesquisas brasileiras? Revista Insignare Scientia-RIS, v. 6, n. 4, p. 121-141, 2023. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13382. Acesso em: 18 jun. 2024

SOUSA, A.S; OLIVEIRA, G.S; ALVES, L.H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p. 64-83, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 10 mar. 2024.

SOUTO, R. M. A. História na Educação Matemática–um estudo sobre trabalhos publicados no Brasil nos últimos cinco anos. Boletim de Educação Matemática, v. 35B, p. 515-536, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2912/291260024014.pdf. Acesso em 14 jun. 2024.

VIANNA, Carlos Roberto. Matemática e História: algumas relações e implicações

pedagógicas. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação,

Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

Downloads

Publicado

2024-10-07