A integral definida: dificuldades e possibilidades para seu ensino e sua aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i2p91-102Resumo
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma tese de doutorado em desenvolvimento e tem como temática os processos de ensino e de aprendizagem da Integral Definida em cursos de Matemática e/ou Engenharias. Tem o objetivo de desenvolver uma alternativa pedagógica que contempla as aplicações, o aprimoramento do conhecimento e do significado da Integral Definida, em contextos intramatemáticos e extramatemáticos. Neste texto, de concepção teórica, são abordados aspectos relacionados às dificuldades na aprendizagem do Cálculo Integral. Aspectos teóricos, metodológicos e tecnológicos são apresentados como orientadores da estratégia pedagógica. Como resultado parcial, é apresentada uma proposta de articulação entre a teoria e a prática na perspectiva de melhorias na qualidade do ensino e aprendizagem da Integral Definida.
Palavras-Chave: Integral Definida; Tecnologias Digitais no Ensino do Cálculo; Educação Matemática no Ensino Superior.
Abstract
This work is a part of a doctoral thesis in development and its theme is the teaching and learning processes of Integral Definite in Mathematics and / or Engineering courses. It has the objective of developing a pedagogical alternative that contemplates the applications, the improvement of the knowledge and the meaning of the Definite Integral, in intra mathematicals and extra mathematicals contexts. In this text, with theoretical approach, it is shown aspects related to the difficulties in learning the Integral Calculus. Theoretical, methodological and technological aspects are approached as a guide of the pedagogical strategy. Partly as a result, it is presented a purpose of articulation between theory and practice in the improvement prospects of teaching and learning quality of Definite Integral.
Keywords: Definite Integral; Digital Technologies in Calculus Teaching; Mathematics Education in Higher Education.