Área de polígonos: uma análise do material de apoio ao currículo do estado de São Paulo

Authors

  • RODRIGO RODOLFO BALTAZAR SOUZA Colégio Poitécnico de Sorocaba/professor de ensino fundamental II
  • PAULO CÉSAR OLIVEIRA UFSCAR_Campus de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i1p16-36

Abstract

Resumo

Este artigo é um relato de pesquisa desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Planejamento de Aulas de Matemática (GEPLAM) da UFSCar (campus Sorocaba), e tem como objetivo analisar o conteúdo Área de Polígonos contido no material de apoio ao Currículo do Estado de São Paulo, no caso, o segundo volume do Caderno do Aluno para o 8º ano do Ensino Fundamental. O aporte teórico utilizado foi a teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. Nosso estudo foi de natureza qualitativa na modalidade documental, cujo resultado da análise do referido material revelou a predominância da apreensão operatória na modalidade mereológica, em coordenação com outros tipos de registros.

Palavras-Chave: Área; Semiótica; Material Didático.

Abstract

This article is a research report developed in the scope of the GEPLAM (Grupo de Estudos e Planejamento de Aulas de Matemática) of UFSCar (Campus Sorocaba), and aims to analyze the Polygon Area content of the support material to the Curriculum of the State of São Paulo, in this case, the second volume of the Student Book for the 8th grade of Elementary School. The theoretical basis used was Raymond Duval's theory of semiotic representation records. Our study was of qualitative nature in the documentary modality, whose result of the analysis of referred material revealed the predominance of the operative apprehension in the mereological modality, in coordination with other types of records.

Keywords: Area; Semiotics; Didactic Material

Author Biographies

RODRIGO RODOLFO BALTAZAR SOUZA, Colégio Poitécnico de Sorocaba/professor de ensino fundamental II

Licenciando em Matemática pela UFSCar

PAULO CÉSAR OLIVEIRA, UFSCAR_Campus de Sorocaba

Departamento de Física, Matemática e Química área de Educação matemática

Published

2019-05-24

Issue

Section

Artigos