O conceito de cidadania em situações de ensino e aprendizagem na percepção de alunos de uma instituição pública federal de nível técnico
Abstract
Resumo
O objetivo deste artigo é o de apresentar e discutir como o conceito de cidadania, considerado um dos objetivos principais do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Ciências, se manifesta nas situações de ensino e aprendizagem na percepção de alunos de uma instituição pública federal de educação técnica de nível médio. Um questionário com 25 afirmativas do tipo misto foi aplicado a 200 alunos com perguntas que abrangem os objetivos CTS e práticas didático-pedagógicas. Como um recorte, apenas as respostas referentes à parte aberta de 14 afirmativas do questionário são aqui analisadas utilizando-se análise de conteúdo. Identificamos matizes de cidadania crítica, solidária, para a sustentabilidade e responsabilidade social, abordadas em situações de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: cidadania; ensino de ciências; CTS.
Abstract
The purpose of this article is to present and discuss how the concept of citizenship, considered one of the main goals of the approach Science, Technology and Society (STS) in teaching science, manifests itself in situations of teaching and learning in the perception students of federal public institution of technical high school education. A questionnaire with 25 statements of the mixed type was administered to 200 students with questions covering the CTS objectives and didactic-pedagogic practices. As a cut, only the open responses the questionnaire of 14 statements herein are analyzed using content analysis. We identified nuances critical citizenship, solidarity, sustainability and social responsibility, addressed in situations of teaching and learning.
Keywords: citizenship; science education; CTS.