Planetário digital móvel: levantamento das concepções astronômicas apresentadas por professores do litoral norte paulista
Abstract
Resumo
Neste trabalho, realizou-se o levantamento das concepções alternativas acerca dos conceitos básicos da Astronomia junto a 478 visitantes do Planetário Digital Móvel (PDM) no litoral norte paulista. Utiliza-se a ideia de concepções alternativas de Langhi, considerada de extrema importância, pois torna possível identificar tais concepções antes da intervenção metodológica, permitindo preparar apresentações contextualizadas e propor aos professores e consequentemente aos estudantes que relacionem o que sabem com as informações apresentadas nas sessões do PDM da Universidade Cruzeiro do Sul. Trata-se de um estudo de caso, com levantamento quantitativo e análise qualitativa dos dados, sobre os conceitos astronômicos coletados por meio de um questionário.
Palavras-chave: Ensino de astronomia, concepções alternativas, planetário móvel.
Abstract
In this work, a survey of alternative conceptions about basic concepts of Astronomy was carried out on the North Coast of São Paulo with 478 people, visitors of the Digital Mobile Planetarium (DMP). Rodolfo Langhi’s thought about alternative conceptions (2005), considered very important, was the base for this study, choosen because it allows to identify these concepts before the intervention methodology, which renders possible to prepare contextualized presentations and helps to propose to teachers - and consequently to students - to compare what they already know with the new information obtained in the sessions at the DMP of the University Cruzeiro do Sul. This is a case study with a quantitative survey and a qualitative analysis of data on astronomical concepts collected through a questionnaire.
Keywords: Teaching astronomy, alternative conceptions and mobile planetarium