Dificuldades e erros de alunos do 1º ano da educação profissional tecnológica de nível médio em matemática: reflexões e desafios
Abstract
Resumo
Este artigo refere-se a uma pesquisa em desenvolvimento que utiliza o método qualitativo, cujo objetivo é identificar as dificuldades e erros cometidos em Matemática por alunos do 1º ano da educação profissional tecnológica de nível médio do curso de Eletrotécnica do Cefet-MG. Com o intuito de elaborar um teste investigativo a ser aplicado a esses alunos, analisamos a produção escrita da avaliação somativa realizada por eles no 1º semestre do ano de 2013. Apresentaremos aqui, o resultado da análise de conteúdo feita em duas questões da avaliação, por meio da criação de quatro categorias de análise. Com o resultado, foi possível perceber que os alunos apresentam dificuldades e erros no conceito de função, além de dificuldades provenientes do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Dificuldade; Erro; Tratamento do Erro.
Abstract
This article refers to a research in progress that uses the qualitative method whose objective is to identify the difficulties and errors in mathematics of students in the 1st year of the professional and technological high school education of the Cefet-MG Electrotechnical course. In order to prepare an investigative test to be applied to these students, we analyzed the writing of a summative evaluation conducted by them in the 1st half of 2013. In this article we will present the results of content analysis performed in two questions of the evaluation, by creating four categories of analysis. With the result, it was revealed that students have difficulties and errors in the concept of function, and difficulties from the elementary school.
Keywords: Difficulty; Error; Error Treatment.