Análise dos conhecimentos prévios de alunos do ensino médio sobre o tema energia
Abstract
Resumo
Presente no currículo de cursos de ensino médio não somente na disciplina de Física, o tema energia apresenta-se de maneira desafiadora para professores que tentam abordá-lo de forma a produzir uma aprendizagem potencialmente significativa para seus alunos explorando as diversas faces do assunto. Sabendo-se que uma das premissas para a ocorrência da aprendizagem significativa é o conhecimento prévio do educando, este trabalho busca encontrar quais são tais conhecimentos e a melhor maneira de abordá-los com os alunos. Para encontrar os conhecimentos mais relevantes, seguimos uma tendência encontrada em nossa pesquisa bibliográfica e elaboramos um questionário contendo metáforas e exemplos cotidianos, que foram testados em alunos do ensino médio. Identificamos exemplos do questionário que se destacaram e em nossa análise merecem atenção especial no momento de elaboração de um material para o ensino de energia para alunos do ensino médio.
Palavras chave: aprendizagem significativa; conhecimentos prévios; ensino de energia.
Abstract
In the curriculum of high school courses not only in the discipline of physics, the subject of energy is a challenge for teachers who try to approach it in order to produce a significant learning for their students exploring the many facets of the subject. Once the premise for the occurrence of significant learning is the student's prior knowledge, this study aims at finding such knowledge and the best way to approach it with the students. To find out the most relevant knowledge, we follow a trend found in our literature search and prepared a questionnaire containing metaphors and everyday examples that were tested on high school students. We found out concepts that stood out and which, in our analysis, deserve special attention during preparation of material for teaching energy in high school courses.
Keywords: meaningful learning; prior knowledge; energy teaching