Proposta para o uso das TICs na construção de um ambiente de aprendizagem norteado pelos conceitos da educação estatística no ensino superior

Authors

  • JOSNEY FREITAS SILVA Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, Campus Frutal); Universidade Cruzeiro do Sul
  • JULIANO SCHIMIGUEL Universidade Cruzeiro do Sul

Abstract

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa em andamento que objetiva avaliar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na construção de um cenário de investigação que possibilite implantar a Educação Estatística no Ensino Superior. Considerando as recomendações do Guidelines for Assessment and Instruction in Statistical Education (GAISE) – College Report, aprovado em 2005 pela American Statistical Association (ASA) e baseado no conceito de “Cenários de Investigação” de Ole Skovsmose, apresentamos uma proposta de ensino que integra deferentes tecnologias à Educação Estatística. Os resultados obtidos demostram que o uso das TICs aliado aos Cenários de Investigação e a Educação Estatística contribuem significativamente para uma melhor relação de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Estatística, Cenários de Investigação, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Abstract

This work is part of a search in progress that aims to evaluate the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in building a scenario of research that enables deploying Statistic Education in Higher Education. Considering the recommendations of the Guidelines for Assessment and Instruction in Statistical Education (GAISE) – College Report, approved in 2005 by the American Statistical Association (ASA) and based on the concept of " Scenarios of Research " of Ole Skovsmose, we propose a teaching that integrates deferent technologies for Statistic Education. The results demonstrate that the use of ICTs to ally Scenarios of Research and Statistic Education contribute significantly to a better teaching-learning relationship.

Keywords: Statistic Education , Scenarios of Research , Information and Communication Technologies

Published

2014-05-01

Issue

Section

Poster