Educação a Distância: a humanização da tecnologia numa perspectiva freireana
Abstract
Resumo
A Educação a Distância [EaD] apresenta significativo crescimento nas graduações e pós-graduações. Perante esse fato, novos desafios surgem e outros devem ser considerados, como o choque de gerações entre os imigrantes digitais e os nativos digitais, o estabelecimento de uma população cada vez mais afeita às Tecnologias de Informação e Comunicação [TICs] e as metodologias de ensino que devem ser utilizadas e desenvolvidas. O modelo sociointeracionista de Vygotsky no que se refere à mediação pode e deve ser utilizado na EaD e, para abordagens históricas, sociais e culturais afeitas à realidade brasileira, Paulo Freire ainda se demonstra muito atual, tornando a humanização integrada às TICs. Este trabalho somente procede com análises desses elementos, sendo excerto da dissertação de mestrado de um dos autores [Ferreira], sob orientação do outro [Voelzke].
Palavras-chaves: Educação a Distância; Freire; humanização.
Abstract
The Distance Education [DE] presents significant growth in graduates and postgraduates programs. Regarding this fact, new challenges arise and others must be considered, as the generation gap between digital immigrants and digital natives, the establishment of a population increasingly accustomed to Information and Communication Technologies [ICT] and teaching methodologies that should be used and developed. Vygotsky’s model of social interaction related to mediation can and should be used in DE, , and concerning historical, social and cultural approaches affecting Brazilian reality, Paulo Freire is still up-to-date, integrating humanization into the use of ICT. This work only proceeds with analyzes of these elements, being an excerpt of the master’s dissertation of one of the authors [Ferreira], under the guidance of another [Voelzke].
Keyworks: Distance Education, Freire, humanisation