A influência do positivismo na obra de Euclides Roxo

Authors

  • PAULA CORRADI RABELLO Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • FUMIKAZU SAITO Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Abstract

Resumo

Este trabalho é parte de projeto de mestrado em Educação Matemática que tem por objetivo explorar e analisar a mudança curricular da Matemática na primeira metade do século XX. Para tanto, procuramos analisar A Matemática na Educação Secundária, de Euclides Roxo (1890-1950), publicada em 1937, que teve importante papel nas Reformas Francisco Campos e Gustavo Capanema. Neste pôster, pretendemos mostrar que, embora as reformas mencionadas sejam indicativos do declínio da influência positivista no ensino de matemática no Brasil, as ideias de Roxo, expostas em sua obra, apresentam indicativos significativos de uma concepção de conhecimento associada ao positivismo.

Palavras-chave: Positivismo; Euclides Roxo; Mudança Curricular.

Abstract

This work is part of MA dissertation in mathematics education which aims to explore and analyze the changing in mathematics curriculum in the first half of the twentieth century. We analyzed A Matemática na Educação Secundária by Euclides Roxo (1890-1950), which was published in 1937 and played an important role in Educational Reforms by Francisco Campos and by Capanema. In this poster, we show that although the mentioned reforms are indicative of the decline of the positivist influence in mathematics teaching in Brazil. The ideas of Roxo exposed in his work present some evidences of a conception of knowledge associated with nineteenth century positivism.

Keywords: Positivism; Euclides Roxo; Curricular Reforms

Published

2014-05-01

Issue

Section

Poster