É possível categorizar as representações espaciais encontradas nos desenhos das crianças?
Abstract
Resumo
Este artigo traz um recorte de nossa pesquisa para elaboração da dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. A pesquisa está sendo realizada com crianças com idades entre 8 e 9 anos que se encontram no 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Para esta comunicação, o objetivo foi analisar protocolos dos alunos sobre representação espacial da sala de aula, utilizando como fundamentação teórica estudos sobre formas geométricas, além dos estágios e interpretações sobre o desenho da criança. A metodologia utilizada foi qualitativa de análise documental primária. Nossas análises apontaram que crianças do mesmo nível de escolarização possuem diversidade de representação do mesmo espaço, além das categorias encontradas no referencial teórico.
Palavras chaves: pesquisa documental; representação do espaço; diversidade de representações.
Abstract
This article presents an excerpt of our research to prepare the dissertation for masters in teaching science and mathematics. The research is being conducted with children between 8 and 9 years old, who are in the 3rd year of elementary education at a public school in the city of São Paulo. For this communication, the goal was to analyze protocols of students on spatial representation of the classroom, using as theoretical foundation studies on shapes, besides the stages and interpretations on children’s drawing. The methodology was primary document analysis. Our analyzes showed that children with the same level of education have different representation of the same space, besides the categories found in the theoretical framework.
Keywords: geometric levels; graphics; categorization