Seminário como ferramenta para aprendizagem significativa de conceitos de energia utilizando o enfoque CTS e CTSA

Authors

  • FABRÍCIO PIMENTA NETO Escola Estadual Ana Cândida de Figueiredo
  • MAURO SERGIO TEIXEIRA DE ARAÚJO UNICSUL

Abstract

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa que visa estimular a aprendizagem de aspectos do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) a partir da leitura de nove artigos selecionados e disponibilizados aos alunos. As intervenções envolveram 28 estudantes do primeiro ano do ensino médio e além do conhecimento temático específico sobre energia, tema transversal previsto no planejamento escolar, os alunos realizaram seminários e debates. Os resultados apontaram para uma aprendizagem satisfatória, tendo em vista as apresentações e os relatórios escritos analisados. Bons resultados também foram constatados na avaliação da aprendizagem anual do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). A proposta utilizada para a aprendizagem dos alunos possibilitou a compreensão de alguns elementos típicos dos enfoques CTS e CTSA.

Palavras-chave: Estratégia de ensino de Física, CTS, Seminário.

Abstract

This article discuss the results of a research that aims to stimulate the learning of Science-Technology-Society (STS) approach aspects from the reading of nine articles selected and distributed to the students. The interventions had involved 28 students of the first year of high school and besides the specific thematic knowledge about energy, transversal subject foreseen in the school planning, the students had carried through seminaries and debates. The results pointed out to a satisfactory learning, have in view the oral presentations and written reports analyzed. Good results had been also evidenced in the evaluation of the annual learning of the Program of Evaluation of School Learning (PESL). The proposal used for the student learning made possible the understanding of some typical elements of STS and STSE approaches.

Keywords: Strategy of Physics Education, STS, Seminary.

Published

2014-11-11

Issue

Section

Artigos