Estilos de aprendizagem dos alunos do último ano do curso técnico de informática do Centro Federal de Educação Tecnologia de Minas Gerais: levantamento de um perfil cognitivo dominante

Authors

  • MARCOS PRADO AMARAL UNICSUL
  • ISMAR FRANGO SILVEIRA UNICSUL

Abstract

Resumo

Este trabalho apresenta mapeamento dos estilos de aprendizagem dos alunos do 3º ano do curso técnico em informática de formação integrada, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerai. O intuito é levantar os perfis cognitivos desses alunos, para tentar definir um perfil dominante, como o desejado para aprendizes desse curso, além de servir de apoio na composição de equipes heterogêneas, para a disciplina de Laboratório de Sistemas Operacionais. Usou-se o classificador de temperamento (questionário) desenvolvido por Keirsey e Bates (1984). Foi constatado que os entrevistados têm o perfil desejado. E é esperado que, essa composição heterogênea, possibilite a convivência da diversidade, preparando melhor os alunos para os cenários da vida real, resultando em maior riqueza pessoal e profissional.

Palavras-chave: Ensino; Ensino técnico profissional; Estilos de aprendizagem.

Abstract

This paper is to present mapping of the different learning styles of the students of last year of the integrated technical course in computer, of the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.  The aim is to raise the cognitive profiles of these students, to try to define a dominant profile, as the desired for this course learner, as well as assist in the composition of heterogeneous teams, to the discipline of Operating Systems Laboratory. It used the temperament sorter (questionnaire) developed by Keirsey and Bates (1984). It found that the respondents have the desired profile for the course. It is expected that this heterogeneous composition, enables the coexistence of diversity, better preparing students for real-life scenarios, resulting in greater personal and professional wealth.

Keywords: Teaching; Computer professional technician; Learning styles.

Published

2014-11-12

Issue

Section

Artigos