Equação da reta: uma proposta de atividades para o Ensino Médio a partir de conversões de registros de representação semiótica com o uso do software GeoGebra
Abstract
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar se a utilização de um software de geometria dinâmica, o GeoGebra, pode contribuir para uma melhor compreensão do objeto matemático reta, do ponto de vista da geometria analítica, na 3ª série do Ensino Médio. Com base nas ideias da Teoria dos Registros de Representação Semiótica foi construída uma sequência de atividades com foco no trabalho com a reta e suas diferentes formas de representação. Para o desenvolvimento das atividades o software GeoGebra foi utilizado como apoio. Foram utilizados aspectos da Engenharia Didática como metodologia. Nesta pesquisa percebeu-se que os alunos conseguem realizar a maior parte das conversões e tratamentos propostos e que se bem trabalhada a sequência pode favorecer o aprendizado.
Palavras-chave: Software GeoGebra; Reta; Registros de representação semiótica.
Abstract
The article objective is to investigate if the using of a dynamic geometry software, GeoGebra, can contribute for a better comprehension for the mathematics object, the line, studied in the analytics geometry in High School. It was built a sequence of activities focused on the line and the different forms of representation that was supported by the Semiotic Registers of Representation theory. For the development of the activities, the students used software GeoGebra. As a methodology, some aspects of Didactics Engineering were used. In this research, it was noticed that the students do the majority of the conversions and treatments and if the sequence is well developed, it can favor the knowledge.
Keywords: Software GeoGebra; Line; Semiotic Registers of Representation.