Natureza da ciência e tecnologia: modelo atual apresentado por estudantes do ensino médio
Abstract
Resumo
Esta investigação envolve problemas relacionados ao ensinar com qualidade a natureza da ciência e tecnologia, ou seja, questões acerca de como a ciência e a tecnologia (C&T) validam seu conhecimento e como funcionam no mundo atual. Participaram desta etapa da investigação 25 estudantes do último ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do Estado de Minas Gerais. Como abordagem metodológica foi utilizado a Sequência de Ensino e Aprendizagem (SED) intitulada: “Os cientistas constroem explicações: o caso de onde surgem os seres vivos”e como instrumento de avaliação uma entrevista semi-estruturada. A investigação desenvolvida possibilitou compreender como a atividade apresentou uma verdadeira (re)construção de concepções dos estudantes sobre a Natureza da Ciência e Tecnologia.
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Natureza da Ciência e Tecnologia.
Abstract
This research involves issues related to quality teaching the nature of science and technology, ie, questions about how science and technology (S&T) validate their knowledge and how they work in today's world. Participated in this stage of the investigation 25 students in their final year of high school in a state school in the state of Minas Gerais. As a methodological approach Sequence of Teaching and Apprenticeship (SEA) used was titled: "Scientists construct explanations: the case where living beings arise" as an evaluation tool and a semi-structured interview. The research carried out enabled us to understand how the activity presented a real (re) construction of students' conceptions about the Nature of Science and Technology.
Keywords: Teaching; Learning; Nature of Science and Technology.