Representações sobre função exponencial
Abstract
Resumo
Neste artigo buscamos relatar os resultados de uma pesquisa empírica realizada com estudantes da Licenciatura em Matemática de uma universidade pública na Bahia. O principal objetivo da pesquisa foi levantar dados, questionamentos e reflexões, para as análises preliminares de nossa pesquisa de mestrado. O ponto chave da investigação foram os saberes sobre a função exponencial. Tais saberes foram analisados por meio de uma sequência de atividades, as análises das produções dos graduandos foram realizadas a partir da Teoria dos Campos Conceituais (Gerard Vergnaud) e os Registros de Representação Semiótica (Raymond Duval). O principal resultado foi uma fragilidade no repertório conceitual dos sujeitos, nesse sentido apontamos para um direcionamento de nossa pesquisa para uma proposta de formação.
Palavras-chave: função exponencial; esquemas; conceitos.
Abstract
In this article we tried to report the results of an empiric research performed with students of Degree in Mathematics of a public university in Bahia. The main objective of the research was to collect data, questioning and reflections, to the preliminary analysis of our master’s degree research. The main point of the investigation were the knowledges about exponential function. Such knowledges were analyzed through a sequence of activities, the analysis of the productions of de graduation students were performed from the Theory of Conceptual Fields (Gerard Vergnaud) and the Registrations of Semiotic Representation (Raymond Duval). The main result was a fragility in the conceptual repertoire of the individuals, in this way we directed to a direction of our research to a proposal of training.
Keywords: exponential function; schemes; concepts.