Instituzioni Analitiche ad uso della gioveniù italiana – Considerações acerca da obra original, tradução e literatura secundária
Abstract
Resumo
O objetivo deste trabalho é o de apresentar uma primeira análise da obra Instituzioni Analitiche ad Uso della Gioveniù Italiana (1748) de Maria Gaetana Agnesi (1718-1799), fruto de nossa pesquisa de doutorado. Em função das novas tendências metodológicas em História da Ciência que apontam para a abordagem em que a Matemática deva ser considerada parte de um quadro contextual mais amplo, nos embrenhamos em uma cuidadosa revisão de literatura, com o intuito de apontar o atual estágio da pesquisa, expondo alguns indícios detectados em relação ao período em que a autora viveu, e que nos conduziu a visitar a Biblioteca Ambrosiana de Milão para levantamento de documentos, os quais, direta ou indiretamente estivessem relacionados à obra.
Palavras-chave: história da matemática; educação matemática; história das ciências.
Abstract
The purpose of this work is to present the first part of a study in mathematics education which aims to analysis Instituzioni Analitiche ad della Use Gioveniù Italian (1748) by Maria Gaetana Agnesi (1718-1799). Due to new methodological trends in the history of science pointing to the approach that mathematics should be considered part of a broader contextual framework, we did a careful review of the literature, in order to point the current stage of research, exposing some evidence detected in the period in which the author lived and that led us to visit the Biblioteca Ambrosiana in Milan to survey documents, which, directly or indirectly related to the work of our autor.
Keywords: instrumentos history of mathematics; mathematics education; history of science