A construção do currículo de química do estado de São Paulo
Abstract
Resumo
A pesquisa na qual se insere este artigo tem por objetivo descrever o processo de elaboração do Currículo de Química do Estado de São Paulo, o qual foi inicialmente apresentado como uma proposta curricular e mais tarde como Currículo oficial e atualmente está sendo desenvolvido em todas as escolas da rede estadual. Para compreender como se deu sua elaboração foi realizado uma entrevista semi-estruturada com alguns membros da equipe que o elaborou. Os resultados dessa entrevista mostraram que esse Currículo foi elaborado por profissionais qualificados e com grande experiência em ensino de Química e foi estruturado atendendo a legislação vigente e com conteúdos e atividades que deveriam levar os professores de química da rede estadual de São Paulo a um novo olhar.
Palavras-chave: currículo de química; construção do currículo; ensino de química.
Abstract
This article describe the process of developing of the chemistry curriculum São Paulo’s state which was first introduced as a curricular proposal and later as official curriculum and is currently being developed in all schools the state. To understand your drafting was conducted one interview with some members of the team that drafted him. The result of the interview showed that this curriculum has been prepared by qualified professionals with extensive experience in chemistry teaching and was structured inside of the legislation and should lead teachers of chemistry network of the state of São Paulo with a new look.
Keywords: Chemistry Curriculum; drafting curriculum; chemistry teaching.