Síntese das pesquisas sobre ensino profissionalizante e educação matemática no período de 2002 a 2011
Abstract
Resumo
O presente trabalho tem o intuito de buscar o que pensam os pesquisadores a respeito do ensino da Matemática na Educação Profissional de nível médio. Pretendemos descrever e analisar as tendências temáticas das pesquisas de teses e dissertações defendidas no período compreendido entre os anos de 2002 e 2011, disponíveis no site da CAPES sobre esse tema. Selecionamos 16 trabalhos e a análise de conteúdo foi o referencial para empreendermos as análises e interpretações do material coletado. Percebemos um número pequeno de trabalhos sobre o ensino profissionalizante no Brasil e que, em geral, as pesquisas direcionadas para essa modalidade de ensino partem de profissionais que vivenciam essa realidade. Observamos, também, que a maioria dos trabalhos abordam metodologias de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino Profissionalizante; Educação Matemática; Pesquisa.
Abstract
This work aims to seek what researchers think about the teaching of mathematics in Professional Education of High School. We intend to describe and analyze thematic trends of research theses and dissertations in the period between the years 2002 and 2011, available on the website of CAPES on this topic. We selected 16 studies and the content analysis was the reference to undertake the analysis and interpretation of the collected material. We noticed a small number of studies on professional education in Brazil and, in general, the research directed towards this type of education run by professionals experiencing this reality. We also noted that most studies address methods of teaching and learning.
Keywords: Professional Education, Math Education; Search.