A mobilização do conhecimento matemático na disciplina de comandos óleos-hidráulicos
Abstract
Resumo
Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado que se encontra na fase final da observação de aulas. O objetivo é verificar quais conhecimentos matemáticos são mobilizados no cotidiano de aulas de diversas disciplinas do curso técnico integrado ao médio e como essa Matemática e as experiências escolares durante o curso técnico se articulam e moldam o fazer matemático dos alunos desse curso. Aqui é descrita a metodologia de pesquisa e apresentado o Curso Técnico de Mecânica como ambiente da coleta de dados. O texto expõe um episódio das aulas observadas de Comandos Óleos-Hidráulicos e uma primeira análise deste a partir do conceito de “comunidades de prática”, que dá indícios de que essa disciplina contribui para a construção de um conhecimento matemático que é próprio da comunidade de alunos observada.
Palavras-chave: ensino médio; aprendizagem matemática; comunidades de prática.
Abstract
This paper presents part of a doctoral research that is in the final phase of classroom observation. The goal is to see which math skills are mobilized in the lessons in various disciplines and how this technical course and the school experiences if articulate and shape the work with mathematical of the students during this course. Here we describe the research methodology and presented the Technical College of Mechanical and data collection environment. The text exposes an episode of lessons observed Oil-Hydraulic Controls and a first analysis of this from the concept of "communities of practice", which gives evidence that this discipline contributes to the construction of a mathematical knowledge that is proper to the community students observed.
Keywords: high school; mathematics learning; communities of practice.