O conceito de funções nas atividades de modelagem matemática
Abstract
Resumo
Este artigo objetiva evidenciar os fundamentais resultados de parte das atividades de Modelagem Matemática[1], realizadas com os licenciandos de Matemática, abordando o conceito de função polinomial, essencialmente. O estudo se orienta a partir das análises bibliográficas e práticas e os procedimentos metodológicos utilizados são os da abordagem qualitativa de cunho interpretativo, com análise de estudo de caso, em que as coletas de dados foram obtidas pela observação, intervenção na pesquisa e dados retirados dela: anotações, registros, questionários e imagens de participações dos sujeitos. Entre os resultados obtidos consideramos que as atividades de Modelagem desenvolvidas podem-se tornar inovadoras e motivadoras tanto ao docente quanto aos estudantes no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, permitindo ativar o raciocínio lógico e espírito crítico dentro dessa disciplina e compreendendo seu papel na sociedade a partir de situações concretas.
Palavras-Chave: Educação Matemática; Modelagem Matemática; Função Polinomial.
Abstract
This article aims to highlight the fundamental results of part of the activities of Mathematical Modeling[2], carried out with Mathematics graduates, approaching the concept of polynomial function, essentially. The study is oriented by the bibliographical and practical analyzes and the methodological procedures that were used it was the qualitative approach of interpretative character, with an analysis of a case study, in which the data collection was obtained by observation, intervention in the research and by the data taken from it: annotations, records, questionnaires and images of subjects’ participation. Among the obtained results we consider that the activities of Modeling which were developed can become innovative and motivating to the teacher and to the students in the process of teaching and learning Mathematics, allowing to activate the logical reasoning and critical spirit within this discipline and understanding its role in society from concrete situations.
Keywords: Mathematics Education; Mathematical Modeling; Polynomial Function.
[1] A fim de evitar repetições, usaremos sem distinção os termos Modelagem Matemática e Modelagem.
[2] In order to avoid repetition, we will use without distinction the terms Mathematical Modeling and Modeling.