Generalização de padrões e tecnologias digitais: aportes sobre uma investigação em andamento
Abstract
Resumo
Este estudo apresenta componentes de uma pesquisa em fase inicial que procura entender como o professor da escola básica pode potencializar o aprendizado de álgebra, empregando problemas e/ou situações que envolvam a generalização de padrões como tema central. Neste sentido, a investigação tende a assumir um caráter de pesquisa qualitativa, com um delineamento experimental suportado pelos conceitos da Engenharia Didática. Em termos teóricos, encontrará suporte na Teoria das Situações Didáticas e nos autores relacionados à temática central, como Zazkis e Mason, por exemplo. A revisão da literatura aponta a possibilidade de empregar estratégias didáticas envolvendo atividades relacionadas à generalização de padrões utilizando tecnologias diversas, inclusive as de caráter digital, de modo a incentivar a reflexão, por parte dos sujeitos, acerca das formas pelas quais poderão envolver seus alunos em atividades que busquem a descoberta de padrões algebricamente válidos.
Palavras-Chave: Educação Matemática; Generalização de Padrões; Tecnologias Digitais; Engenharia didática; Teoria das Situações Didáticas.
Abstract
This study presents components of a research work in progress that seeks to understand how the elementary school teacher can enhance algebra learning by employing problems and / or situations that involve a generalization of patterns as the central theme. In this sense, the investigation tends to assume a character of qualitative research, with an experimental design supported by the concepts of Didactic Engineering. In theoretical terms, the investigation has support in Theory of Didactic Situations and in authors related to the central theme, such as Zazkis and Mason, for example. The literature review points to the possibility of using didactic strategies involving activities related to the generation of patterns using diverse technologies, including digital ones, in order to encourage a reflection on the ways in which the subjects will can involve their students in activities that seek to discover algebraically valid patterns.
Keywords: Mathematics Education; Pattern generalization; Information and Communication Technologies; Didactical Engineering; Theory of Didactical Situations.