Avaliação da aprendizagem de probabilidade por meio de situações didáticas envolvendo a generalização de padrões com uso de tecnologias digitais
Abstract
Resumo
Este artigo visa apresentar a nossa pesquisa em fase de andamento, a qual pretende desenvolver um estudo com professores do ensino médio, por meio de uma proposta de formação, na qual possibilite a estes sujeitos desenvolver uma nova perspectiva de avaliação da aprendizagem sobre probabilidade com o uso de tecnologias digitais, tendo com eixo integrador do conteúdo a generalização de padrões. A proposta de formação será organizada de forma a articular a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseu e a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard com uma conceptualização de avaliação formativa que será desenvolvida ao longo do processo de pesquisa.
Palavras-Chave: Probabilidade, Generalização de Padrões, Teoria Das Situações Didáticas; Avaliação da Aprendizagem; Tecnologias Digitais.
Abstract
This article aims to present our research in progress, which intends to develop a study with high school teachers, through a training proposal, in which these subjects may develop a new perspective of learning evaluation about probability using digital technologies, with the content integrating axis the generalization of standards. The training proposal will be organized in such a way as to articulate Guy Brousseu's Theory of Didactic Situations and Yves Chevallard's Anthropological Didactic Theory (TAD) with a formative assessment conceptualization that will be developed throughout the research process.
Keywords: Probability; Pattern Generalization; Theory of Didactical Situations; Learning evaluation; Information and Communication Technologies.