Avaliação externa de Matemática: saberes e dificuldades revelados por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental

Authors

  • ELIANE MATHEUS PLAZA
  • EDDA CURI

Abstract

Este artigo apresenta alguns saberes e dificuldades em Matemática, revelados por uma amostra de 23 alunos, da 4ªsérie/5ºano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, ao realizarem a Prova da Cidade/2009. Para este estudo optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo no sentido de interpretar as respostas construídas pelos alunos. A análise dos dados indicou que os alunos apresentaram pouco domínio no uso do sistema de numeração decimal, na compreensão e resolução de problemas do campo aditivo e nos procedimentos das operações para o cálculo. Apontou para a necessidade de mudanças urgentes nas propostas de trabalho e práticas de ensino, o que permitiu inferir a urgência das ações de formação de professores que atuam nas séries iniciais, especificamente no ensino da Matemática.

Published

2012-05-01

Issue

Section

Artigos