Levantamento de dissertações e teses envolvendo a Experimentação em Ensino de Física e o Laboratório didático de Física entre 2002 e 2011

Authors

  • LUÍS DA SILVA CAMPOS Universidade Cruzeiro do Sul
  • MAURO SÉRGIO TEIXEIRA DE ARAÚJO Universidade Cruzeiro do Sul
  • LUIZ HENRIQUE AMARAL Universidade Cruzeiro do Sul

Abstract

Resumo

Esse trabalho analisa os dados de um levantamento das pesquisas que abordaram a Experimentação em Ensino de Física cujos resumos foram publicados no site da CAPES entre 2002 e 2011. Nossos objetivos foram: entender como variou o número de dissertações e teses neste período, em quais dependências administrativas as pesquisas predominaram, como foram distribuídas pelas regiões geográficas, para qual nível de ensino se destinaram e qual foi o foco das intervenções realizadas. Para analisar os dados e criar categorias, utilizamos a análise de conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin. Os resultados desse levantamento mostraram que o número de Dissertações aumentou a partir de 2007 e o de Teses a partir de 2009, que as pesquisas se concentram nas instituições públicas das regiões Sul e Sudeste, sendo que para o Mestrado Profissional, a região Sul apresentou maior contribuição. Mostraram também predominância das pesquisas desenvolvidas com alunos de Ensino Médio e negligência das realizadas com alunos do Ensino Fundamental, bem como predominância da experimentação destinada à construção de conceitos físicos e a articulação entre experimentação e novas tecnologias.

Palavras-chave: Atividades experimentais, Análise de conteúdo, Estado da arte.

Abstract

This paper analyses data from a survey of studies that addressed the Experimentation in Physics Teaching whose abstracts were published on the CAPES site between 2002 and 2011. Our objectives were to understand how varied the number of dissertations and theses in this period, in which administrative dependencies the researches predominated, how they were distributed among geographical regions, which level of education they referred to and which was the focus of the performed interventions. To analyse the data and create categories, we used a content analysis from the perspective of Laurence Bardin. The results of this survey showed that the number of dissertations has increased from 2007 on and the one of theses from 2009 on, furthermore that the research focuses on public institutions in the South and Southeast regions, and the South had the highest contribution of all regions in relation to the Professional Master. The conclusion also showed a predominance of investigations conducted with high school students and a neglect of performed research with elementary school students, as well as a prevalence for experimentation with the aim to create physical concepts and a connection between experimentation and new technologies.

Keywords : Experimental activities, Content analysis, State of the art.

Published

2014-05-01

Issue

Section

Artigos