Educação matemática crítica
Abstract
Neste trabalho, de natureza teórica, identificamos os fundamentos da Educação Matemática Crítica (EMC) segundo as concepções de Ole Skovsmose. Por meio da análise de seus textos identificamos suas premissas com relação à EMC, as quais põem em pauta uma série de discussões relativas ao papel sociopolítico da Educação Matemática. Nossas análises partiram do entendimento do quadro atual presente nas aulas de Matemática, reconhecido como tradicional, seguindo em direção a reflexões sobre a necessidade de uma postura democrática em que o poder formatador da Matemática precisa ser identificado e conhecido. A relação entre professor e aluno deve ser necessariamente democrática, baseada no diálogo buscando desenvolver a capacidade de interagir em situações sociais e políticas estruturadas pela MatemáticaMetrics
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Published
2012-05-01
How to Cite
BENNEMANN, M., & ALLEVATO, N. S. G. (2012). Educação matemática crítica. Revista De Produção Discente Em Educação Matemática, 1(1). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/9226
Issue
Section
Artigos