O modelo MTSK e sua discussão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um levantamento bibliográfico das teses e dissertações brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.64012Palavras-chave:
Pesquisa Bibliográfica, Publicações, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho buscou investigar como as produções acadêmicas brasileiras têm discutido o modelo Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Escolhemos como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, localizando sete publicações que discutem o referencial na etapa escolar mencionada. Organizamos e sistematizamos esse levantamento, elaborando quadros conforme o título, nome dos autores, ano de publicação e instituições. Mediante as análises, observamos que quase todos esses trabalhos efetuaram estudos a partir de abordagem qualitativa, fornecendo, assim, benefícios a formação inicial e continuada de professores. Pode-se também notar que há preocupação desses pesquisadores com o conhecimento de conteúdos de diversos eixos temáticos da Matemática, entretanto não identificamos nenhum voltado à Probabilidade e Estatística. Esperamos que este trabalho possa contribuir para o aprimoramento docente, de modo a conscientizar sobre o enriquecimento desempenhado pelo referido aporte teórico ao ser utilizado criticamente em processos voltados ao ensino e aprendizagem.
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