Semelhança de triângulos em um livro de Geometria Euclidiana para licenciaturas na Bahia: um estudo semiótico
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.70564Palavras-chave:
livro, licenciatura, semiótica, semelhança de triângulosResumo
Este artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, teve por objetivo analisar a abordagem sobre semelhança de triângulos em um livro de Geometria Plana mais citado nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas em Matemática das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da Bahia. Tratou-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, em que se adotou a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval como aporte teórico. O recorte aqui discutido versa sobre a análise do livro Geometria Euclidiana Plana de João Lucas Marques Barbosa. Em relação aos resultados, notou-se que o livro analisado, em seus contextos teóricos do conteúdo, apresenta os registros discursivo, simbólico e figural, tendo como registro de partida a língua natural (registro discursivo), e registro de chegada o uso do registro simbólico.
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