Análise da Influência da Cultura Organizacional Sobre o Processo Criativo na Indústria da Moda
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-4418.2022v37i1p74-87Palavras-chave:
Cultura Organizacional; Criatividade; Processo Criativo; Indústria da Moda.Resumo
Este artigo objetiva identificar os elementos da cultura organizacional que fomentam ou inibem a criatividade dos profissionais de áreas criativas, que atuam em empresas do setor coureiro-calçadista localizadas na região do Vale dos Sinos. Em termos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa e estratégia de pesquisa de campo, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da análise textual. Como principais resultados, se evidenciou que os principais elementos que fomentam a criatividade são: autonomia e liberdade para criar; comunicação; colaboração; d) responsabilidade e comprometimento; e) valorização do trabalho criativo; f) oportunidade para desenvolvimento e crescimento profissional. Como inibidores do processo criativo, encontrou-se: desvalorização de ideias; falta de oportunidade de desenvolvimento profissional; comodismo; falta de mão-de-obra qualificada; frustração com o trabalho; pressão pelo pouco tempo de criar; responsabilidade pelo sucesso das vendas; pressão pelos custos de produção; multifuncionalidade do designer de moda.
Referências
ABICALÇADOS – Relatório Anual de Atividades, 2019. (2020). Relatório Setorial Indústria de Calçados. Disponível em: < http://abicalcados.com.br/publicacoes/relatorio-anual>. Acesso em 06 nov 2020.
AMABILE, Teresa M. How to kill creativity. Boston, EUA: Harvard Business School Publishing, 2006.
BARBIERI, José Carlos; ÁLVARES, Antonio Carlos Teixeira; CAJAZEIRA, Jorge Emanuel Reis. Geração de ideias para inovações: estudos de casos e novas abordagens. Revista Gestão Industrial, v. 5, n. 3, 2009.
CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO [UNCTAD]. Creative Economy outlook: trends in international trade in Creative Industries (2002-2015). Country profiles (2005-2014). [s. l.]: United Nations, 2018.
CONTI, Giovanni Maria. Moda e cultura de projeto industrial: hidridação entre saberes complexos. In: PIRES, Dorotéia Baduy et al. (Orgs.). Design de Moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2008. p. 219-230.
DASKALAKI, M. Building ‘Bonds’ and ‘Bridges’: linking tie evolution and network identity in the creative industries. Organization Studies, Berlin, v. 31, n. 12, p. 1649-1666, 2010
DAVILA, Tony; EPSTEIN, Marc J.; SHELTON, Robert. As regras da inovação. Bookman Editora, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas: São Paulo, 2002.
HARTMANN, Adriane. Avaliação da cultura intraempreendedora: desenvolvimento e teste de uma metodologia. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica do Paraná, Ponta Grossa, PR, 2006.
HARTLEY, John. Creative Industries. In: HARTLEY, John (Org.). Creative Industries. Malden (Massachusetts): Blackwell, p. 1-40, 2005.
HAYNES, Christine A.; SHELTON, Kaye. Delphi method in a digital age: Practical considerations for online Delphi studies. In: Handbook of Research on Innovative Techniques, Trends, and Analysis for Optimized Research Methods. IGI Global, 2018. p. 132-151.
HOFSTEDE, Geert H. Culture and organizations: software of the mind. Nova Iorque, EUA: McGraw Hill, 2005.
LOCONTE, Lucas. Além dos saberes e fazeres: o impacto social e econômico da indústria criativa. Ciência e Cultura, v. 72, n. 1, p. 58-59, 2020.
MACHADO, Denise Del Prá Netto; VASCONCELLOS, Marcos Augusto de. Organizações inovadoras: existe uma cultura específica que faz parte deste ambiente? REGE Revista de Gestão, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 15-31, 2007.
MILLSPAUGH, Jennifer; KENT, Anthony. Co-creation and the development of SME designer fashion enterprises. Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal, v. 20, n. 3, p. 322-338, 2016.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MOURA, Mônica. A moda entre a arte e o design. In: PIRES, Dorotéia Baduy et al. (Orgs.). Design de Moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2008. p. 37-73
MOZOTA, Brigitte Borja; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
MUMFORD, Michael D. et al. Leading creative people: orchestrating expertise and relationships. The Leadership Quarterly, EUA, v. 13, n. 6, p. 705-750, 2002.
RECH, Sandra Regina. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: Editora da UDESC, 2006.
SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.
TAMAYO, Álvaro. GONDIM, Maria das Graças Catunda. Escala de valores organizacionais. Revista de Administração, São Paulo, v. 31, n. 2, 1996.
TIDD, Joe; BESSANT, Joe. Gestão da inovação. 5 ed. Bookman Editora, 2015.
TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. São Paulo: [s. n.], 2013.
VAN DEN BERG, Peter T.; WILDEROM, Celeste PM. Defining, measuring, and comparing organisational cultures. Applied Psychology, [s. l.], v. 53, n. 4, p. 570-582, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pensamento & Realidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.