Professores e a manifestação da sexualidade das crianças na escola

Autores

  • Luiza Pinheiro Mendes Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nadia Laguárdia de Lima UFMG

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p111-132

Palavras-chave:

Psicanálise, Sexualidade, Sexualidade infantil, Educação

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os principais pontos das Conversações realizadas com um grupo de professoras da Educação Infantil para a pesquisa de mestrado intitulada “Psicanálise e educação: respostas encontradas pelos professores diante das manifestações de sexualidade das crianças na escola”  e discutir as possibilidades de contribuição da psicanálise para a educação, apontando, principalmente, para as respostas que as professoras encontram diante dos impasses relacionados à sexualidade das crianças. Inicialmente foram pontuadas e selecionadas as falas das professoras. Para fundamentar, buscou-se em literatura de Sigmund Freud, sobre a sexualidade infantil e do caráter traumático que tanto reverbera para a criança, quanto para o adulto. Neste sentido foram apontadas algumas contribuições que a psicanálise pode dar à educação com relação à questão da sexualidade. O propósito foi deslocar o foco do mal-estar das professoras, à possibilidade de mitigar as angústias das docentes em lidar com os impasses da sexualidade infantil. Assim, as reflexões a partir das Conversações, percebeu-se que essa estratégia da Psicologia pode contribuir para que as professoras elaborem novas respostas frente a esse tema nevrálgico.

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Biografia do Autor

Nadia Laguárdia de Lima, UFMG

Possui pós-doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialização em Docência do Ensino Superior (CNP), Especialização em Clínica e Saúde Mental (CNP) e Graduação em Psicologia (UFMG). É professora Adjunto IV do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenadora do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG. Participa do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia da UFMG. Coordena o grupo de pesquisa: Além da Tela: psicanálise e cultura digital da UFMG. É autora do livro: A escrita virtual na adolescência: uma leitura psicanalítica, e co-organizadora dos livros: Corpo e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares, Juventude e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares, Mais além do gênero: o corpo adolescente e seus sintomas, A clínica de crianças com transtornos no desenvolvimento: uma contribuição no campo da psicanálise e da saúde mental, além de outros capítulos de livros e artigos publicados em periódicos. Ênfase na produção acadêmica e profissional junto aos temas: psicanálise e cultura digital, psicanálise e educação, clínica psicanalítica com crianças e adolescentes. Recebeu o Prêmio CAPES de Teses 2010 e o Prêmio UFMG de Teses 2010, ambos da área da Educação. É membro do LEPSI seção Minas. Pesquisadora associada ao GT Psicanálise e Educação da ANPEPP e vice-coordenadora do GT desde julho de 2018. É membro da Rede Internacional Coletivo Amarrações.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Ferreira, L. P. M., & Laguárdia de Lima, N. (2021). Professores e a manifestação da sexualidade das crianças na escola. Ponto-E-Vírgula, (29), 111–132. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p111-132