Teachers and the manifestation of children's sexuality at school

Authors

  • Luiza Pinheiro Mendes Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nadia Laguárdia de Lima UFMG

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p111-132

Keywords:

Psychoanalysis, Sexuality, Child sexuality, Education

Abstract

This article aims to present the main points of the Conversations held with a group of teachers of early childhood education for the master's research entitled “Psychoanalysis and education: responses found by teachers in the face of the manifestations of children's sexuality at school” and discuss the possibilities of contribution of the psychoanalysis for education, pointing mainly to the answers that teachers find in the face of impasses related to children's sexuality. Initially, the teachers' statements were scored and selected. To substantiate, Sigmund Freud's literature was sought on infantile sexuality and the traumatic character that reverberates for both the child and the adult. In this sense, some contributions that psychoanalysis can give to education regarding the issue of sexuality were pointed out. The purpose was to shift the focus from the teachers 'malaise, to the possibility of mitigating the teachers' anxieties in dealing with the impasses of child sexuality. Thus, reflections from the Conversations, it was realized that this strategy of Psychology can contribute for teachers to develop new responses to this nerve-wracking theme.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Nadia Laguárdia de Lima, UFMG

Possui pós-doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialização em Docência do Ensino Superior (CNP), Especialização em Clínica e Saúde Mental (CNP) e Graduação em Psicologia (UFMG). É professora Adjunto IV do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenadora do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG. Participa do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia da UFMG. Coordena o grupo de pesquisa: Além da Tela: psicanálise e cultura digital da UFMG. É autora do livro: A escrita virtual na adolescência: uma leitura psicanalítica, e co-organizadora dos livros: Corpo e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares, Juventude e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares, Mais além do gênero: o corpo adolescente e seus sintomas, A clínica de crianças com transtornos no desenvolvimento: uma contribuição no campo da psicanálise e da saúde mental, além de outros capítulos de livros e artigos publicados em periódicos. Ênfase na produção acadêmica e profissional junto aos temas: psicanálise e cultura digital, psicanálise e educação, clínica psicanalítica com crianças e adolescentes. Recebeu o Prêmio CAPES de Teses 2010 e o Prêmio UFMG de Teses 2010, ambos da área da Educação. É membro do LEPSI seção Minas. Pesquisadora associada ao GT Psicanálise e Educação da ANPEPP e vice-coordenadora do GT desde julho de 2018. É membro da Rede Internacional Coletivo Amarrações.

References

CARVALHAES, Diane Binchi.; FULGENCIO, Leopoldo. O conceito de sexualidade infantil em Freud: aspectos empíricos e metapsicológicos. In Anais do 13º Encontro de Iniciação Científica da PUC-Campinas. São Paulo, SP, 2008.

CUNHA, Cristiane de Freitas; LIMA, Nádia Laguárdia de. A escuta de adolescentes na escola: a sexualidade como um sintoma escolar. São Paulo: Estilos da clínica. v. 18, n. 3, p. 508-517, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid =S1415-71282013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

DIAS, Allana Fernanda Gonçalves et al. Alunos Psicanálise e Educação: um tratamento possível para as queixas escolares. Porto Alegre: Educação & Realidade. Vol. 40, 2015, n.4. p. 1103-1125Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362015005045088&script=sci_abstract&tlng=pt

FERREIRA, Tânia. A criança e o trabalho: Nos bastidores da favela, do cinema e das passarelas da moda – um estudo de psicanálise e educação. Tese de Doutorado – Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG: Belo Horizonte 2008.

FREUD, Sigmund (1996b). A organização genital infantil: uma interpolação na teoria da sexualidade. In Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (2. Ed., vol. XIX, p.179-188). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1923).

FREUD, Sigmund. (1996c). Algumas consequências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos. In Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (2. Ed., vol. XIX, p.278-284). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1924).

FREUD, Sigmund. (1996g). Leonardo da Vinci e uma lembrança da sua infância. In Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (2. Ed., vol. XI, p.59-126). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1910).

FREUD, Sigmund. (196l). Sobre as teorias sexuais das crianças. In Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (2. Ed., vol. IX, p.213-232). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1908).

FREUD, Sigmund. (1996m). Três ensaios sobre a Teoria da sexualidade. In Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (2. Ed., vol. VII, pp.129-250). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1905).

LACADÉE, Philippe. Da norma da conversação ao detalhe da conversação. In P. Lacadeé, & F. Monier (Orgs.), Le pari de la conversation. Paris: Institut du Champs Freudien: CIEN Centre interdisciplinaire su l´Enfant, 2000.

LACAN, Jacques .O seminário, Livro 20: Mais ainda (M. D. Magno, trad., 3a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. (Trabalho original publicado em 1972-1973).

MILLER, Jacques Alain. Problemas de pareja: cinco modelos. In Miller, J.A. [et. al.] La pareja y el amor: conversaciones clínicas con Jacques-Alain Miller en Barcelona. (2003, p.15-20) Buenos Aires: Zahar.

ROUDINESCO, Elizabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

RUBIM, Luiza Mendes; BESSET, Psicanálise e educação: desafios e perspectivas. São Paulo: Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância com Problemas. V. 12 (23), 2007, p.36-55. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/ scielo.php?script =sci_ arttext &pid =S1415-71 282013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

SANTIAGO, Ana. Lydia. O mal-estar na educação e a Conversação como metodologia de pesquisa - intervenção em Psicanálise e Educação. In Castro, L. R. & Besset, V. L. (Orgs.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. (2008,p. 113-131). Rio de Janeiro: Trarepa/ FAPERJ.

ZORNIG, Silvia Maria Abu-jamra. As teorias sexuais infantis na atualidade. In Psicologia em Estudo. (v. 13, 2008, p. 73-77).

Published

2021-12-21

How to Cite

Ferreira, L. P. M., & Laguárdia de Lima, N. (2021). Teachers and the manifestation of children’s sexuality at school. Ponto-E-Vírgula, (29), 111–132. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p111-132