Professores e a manifestação da sexualidade das crianças na escola
DOI :
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p111-132Mots-clés :
Psicanálise, Sexualidade, Sexualidade infantil, EducaçãoRésumé
Este artigo objetiva apresentar os principais pontos das Conversações realizadas com um grupo de professoras da Educação Infantil para a pesquisa de mestrado intitulada “Psicanálise e educação: respostas encontradas pelos professores diante das manifestações de sexualidade das crianças na escola” e discutir as possibilidades de contribuição da psicanálise para a educação, apontando, principalmente, para as respostas que as professoras encontram diante dos impasses relacionados à sexualidade das crianças. Inicialmente foram pontuadas e selecionadas as falas das professoras. Para fundamentar, buscou-se em literatura de Sigmund Freud, sobre a sexualidade infantil e do caráter traumático que tanto reverbera para a criança, quanto para o adulto. Neste sentido foram apontadas algumas contribuições que a psicanálise pode dar à educação com relação à questão da sexualidade. O propósito foi deslocar o foco do mal-estar das professoras, à possibilidade de mitigar as angústias das docentes em lidar com os impasses da sexualidade infantil. Assim, as reflexões a partir das Conversações, percebeu-se que essa estratégia da Psicologia pode contribuir para que as professoras elaborem novas respostas frente a esse tema nevrálgico.
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