A educação brasileira e a população negra no momento pandêmico

desafios emancipatórios ou regulatórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i31e59152

Palavras-chave:

Identidade, População negra, Pandemias, Educação

Resumo

O seguinte artigo foi realizado a partir da discussão da mesa redonda de um evento intitulado “Necropolítica e vulnerabilidades no contexto da pandemia”, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Identidade-Metamorfose. O enfoque é a população negra brasileira, as políticas educacionais e a realidade pandêmica; para realizar a discussão, são articulados quatro principais tópicos, separados em introdução, percurso metodológico, produção de conhecimento e políticas de identidade. O referencial teórico para o estabelecimento de uma discussão fidedigna são as falas dos convidados, a teoria da identidade-metamorfose e outras autorias que estão imbricadas com a produção de conhecimentos dentro da realidade-tema. Compreende-se que somos produtos e produtores da realidade na qual estamos e nos tornamos sujeitos. Além disso, os desafios sistêmicos podem estar evidentes e desvelados no momento pandêmico, porém, não são datados e não são concebidos na contemporaneidade, e muito menos no início da relação pandêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudio Ramos de Souza dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), psicólogo formado pela Universidade Cruzeiro do Sul. Membro do Núcleo de Pesquisa em Identidade-Metamorfose (NEPIM), do Coletivo Pretaquisador e do Coletivo Neusa Santos.

Felipe Corrêa dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Psicólogo formado pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Integrante do NEPIM e do Coletivo de Pesquisadorxs Negrxs - Neusa Santos.

Bruno Yoshio Hara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-graduado em Direito de Família e Sucessões pela PUC-SP e em Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem. Psicólogo. Advogado. Mediador de Conflitos. Membro do Núcleo de Pesquisa em Identidade-Metamorfose (NEPIM) da PUC-SP. Presidente da Comissão Especial Psicojurídica da OAB Subseção de São Miguel Paulista. Membro efetivo da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB de São Paulo

Referências

ALMEIDA, Juracy Armando Mariano de. Identidade e emancipação. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 29, p. 1-7, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/r7L3T6x7nzrt7cmrz8sZfcs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2022.

ALVES, Cecília Pescatore. Políticas de Identidade e Políticas de Educação: Estudo sobre Identidade. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 29, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29172186. Acesso em: 21 jul. 2022.

ALVES, Cecília Pescatore et al. (org.). Metamorfoses do mundo contemporâneo. São Paulo: EDUC: PIPEq, 2021 (ebook). 255 p.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 jul. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 12 jul. 2022.

BRASIL, Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 21 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 12 jul. 2022.

CIAMPA, Antônio da Costa. Políticas de identidade e identidades políticas. In: DUNKER, Christian Ingo Lenz; PASSOS, Maria Consuêlo (org.). Uma psicologia que se interroga – ensaios. São Paulo: Edicon, 2002.

CIAMPA, Antônio da Costa. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 2018.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2015. 374 p.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. 194 p.

FANON, Frantz et al. Racismo e cultura. In: MANOEL, Jones; FAZZIO, Gabriel Landi. Revolução africana: uma antologia do pensamento marxista. São Paulo: Autonomia Literária, 2019. p. 67-82.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. São Paulo: Vozes, 2017.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3 ed. São Paulo: N1 Edições, 2018. 71 p.

MOURA, Clóvis. O negro, de bom escravo a mau cidadão? 2 ed. São Paulo: Dandara, 2021. 359 p.

MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2019. 319 p.

MUNANGA, Kabengele. Prefácio. In: CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (org). Psicologia social do racismo: estudos sobre a branquitude e o branqueamento no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2002. p. 10-13.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2016. 232 p.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Assembleia Geral das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: Organização das Nações Unidas, 1948. Disponível em: http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/ Acesso em: 12 jul. 2022.

SANTOS, Cláudio Ramos de Souza dos. Negritude e alienação colonial: um estudo sobre a identidade de uma jovem negra universitária. 2020. 200 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

Santos, C. R. de S. dos, Santos, F. C. dos, & Hara, B. Y. (2023). A educação brasileira e a população negra no momento pandêmico : desafios emancipatórios ou regulatórios. Ponto-E-Vírgula, (31), e59152. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i31e59152

Edição

Seção

Dossiê: Necropolítica e Vulnerabilidades no contexto da pandemia