A educação brasileira e a população negra no momento pandêmico

desafios emancipatórios ou regulatórios

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i31e59152

Mots-clés :

Identidade, População negra, Pandemias, Educação

Résumé

O seguinte artigo foi realizado a partir da discussão da mesa redonda de um evento intitulado “Necropolítica e vulnerabilidades no contexto da pandemia”, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Identidade-Metamorfose. O enfoque é a população negra brasileira, as políticas educacionais e a realidade pandêmica; para realizar a discussão, são articulados quatro principais tópicos, separados em introdução, percurso metodológico, produção de conhecimento e políticas de identidade. O referencial teórico para o estabelecimento de uma discussão fidedigna são as falas dos convidados, a teoria da identidade-metamorfose e outras autorias que estão imbricadas com a produção de conhecimentos dentro da realidade-tema. Compreende-se que somos produtos e produtores da realidade na qual estamos e nos tornamos sujeitos. Além disso, os desafios sistêmicos podem estar evidentes e desvelados no momento pandêmico, porém, não são datados e não são concebidos na contemporaneidade, e muito menos no início da relação pandêmica.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cláudio Ramos de Souza dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), psicólogo formado pela Universidade Cruzeiro do Sul. Membro do Núcleo de Pesquisa em Identidade-Metamorfose (NEPIM), do Coletivo Pretaquisador e do Coletivo Neusa Santos.

Felipe Corrêa dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Psicólogo formado pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Integrante do NEPIM e do Coletivo de Pesquisadorxs Negrxs - Neusa Santos.

Bruno Yoshio Hara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-graduado em Direito de Família e Sucessões pela PUC-SP e em Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem. Psicólogo. Advogado. Mediador de Conflitos. Membro do Núcleo de Pesquisa em Identidade-Metamorfose (NEPIM) da PUC-SP. Presidente da Comissão Especial Psicojurídica da OAB Subseção de São Miguel Paulista. Membro efetivo da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB de São Paulo

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Publié-e

2023-03-24

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Santos, C. R. de S. dos, Santos, F. C. dos, & Hara, B. Y. (2023). A educação brasileira e a população negra no momento pandêmico : desafios emancipatórios ou regulatórios. Ponto-E-Vírgula, (31), e59152. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i31e59152

Numéro

Rubrique

Dossiê: Necropolítica e Vulnerabilidades no contexto da pandemia