Novos óculos para Woody Allen
um cinema sobre a incerteza social
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i32e60767Palavras-chave:
Cinema, Mímesis, Modernização reflexiva, Incerteza socialResumo
O presente artigo propõe um novo tipo de visada analítica para explorar a produção cinematográfica vinculada ao nome do diretor estadunidense Woody Allen. Procurar-se-á evidenciar a centralidade da noção de incerteza social enquanto importante elemento organizador das narrativas que compõem esta filmografia. Para tanto, será realizada uma discussão acerca da concepção aristotélica de mímesis, com vistas a compreender o cinema enquanto uma produção cultural – em detrimento da hegemônica perspectiva artística –, bem como será especificado o sentido sociológico de incerteza social através das contribuições de Anthony Giddens (1991, 1996) e Ulrich Beck (1992, 1997) referentes ao processo de modernização reflexiva.
Downloads
Metrics
Referências
BECK, U. A reinvenção da política: rumo a uma teoria da modernização reflexiva. In: BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, S. (org.). Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 1997.
BECK, U. Risk Society: Towards a New Modernity. London: Sage, 1992.
BERGER, P. Perspectivas Sociológicas: Uma visão Humanística. Petrópolis, Vozes, 1986.
COWIE, P. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall). Rio de Janeiro: Rocco, 1999. (Coleção Artemídia).
FEATHERSTONE, M. O Desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel, Sesc, 1997.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
GIDDENS, A. Para além da esquerda e da direita. São Paulo: UNESP, 1996.
PINA, J. A obra e o artista. In: DEFANTI, A.; MENEZES, I. (org.). A Elegância de Woody Allen. Realização: Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro: Sobretudo Produção, 2009.
RICOEUR, P. Tempo e Narrativa. Tomo I. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
RIZZO, S. O clown, ou “aquele que não consegue”. In: DEFANTI, A.; MENEZES, I. (org.). A Elegância de Woody Allen. Realização: Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro: Sobretudo Produção, 2009.
SANT’ANA, G. Sorrindo Vida Sem Rumo: Relacionamentos amorosos e risco social sob a ótica do cinema de Woody Allen no filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. 2012. 262f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012.
SANTOS, B. Introdução a uma ciência pós-moderna. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
STAM, R. O espetáculo interrompido: Literatura e cinema de desmistificação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma Antropologia da sociedade contemporânea. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ponto-e-Vírgula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.