Novos óculos para Woody Allen

um cinema sobre a incerteza social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i32e60767

Palavras-chave:

Cinema, Mímesis, Modernização reflexiva, Incerteza social

Resumo

O presente artigo propõe um novo tipo de visada analítica para explorar a produção cinematográfica vinculada ao nome do diretor estadunidense Woody Allen. Procurar-se-á evidenciar a centralidade da noção de incerteza social enquanto importante elemento organizador das narrativas que compõem esta filmografia. Para tanto, será realizada uma discussão acerca da concepção aristotélica de mímesis, com vistas a compreender o cinema enquanto uma produção cultural – em detrimento da hegemônica perspectiva artística –, bem como será especificado o sentido sociológico de incerteza social através das contribuições de Anthony Giddens (1991, 1996) e Ulrich Beck (1992, 1997) referentes ao processo de modernização reflexiva. 

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Biografia do Autor

Guilherme Sant Ana, UFRGS

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cultura e Processos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, arte, comunicação, cinema e identidade.

Carlos Alberto de Carvalho, UFMG

Professor Associado do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no programa de pós-graduação. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre (2000) e doutor (2010) em Comunicação Social pela mesma Instituição. Pós-doutorado realizado na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa Capes (Processo: CAPES/FCT nº 9680/14-4). Professor visitante sênior no exterior na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa Capes/Print (Processo Processo: PRINT - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO -88887.716881/2022-00). Atualmente é pesquisador em projetos vinculados ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, sobre coberturas jornalísticas relativas ao HIV, Aids e homofobia, com financiamentos do CNPq e da Fapemig, e projeto de pesquisa sobre violências contra mulheres (em crimes tipificados como de proximidade), com financiamentos da Fapemig e do CNPq. Desenvolve, ainda, pesquisas sobre divulgação científica. É o coordenador do Insurgente: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Redes Textuais e Relações de Poder/Saber. As pesquisas em desenvolvimento articulam, a partir de produtos e processos midiáticos, conceitos como narrativa, acontecimento, divulgação científica, enquadramento, homofobia, violência e relações de gênero. Além de artigos em periódicos, capítulos de livros e livros organizados, no Brasil e no exterior, é autor dos livros Visibilidades mediadas nas narrativas jornalísticas: a cobertura da Aids pela Folha de S.Paulo de 1983 a 1987 (2009), Jornalismo, homofobia e relações de gênero (2012) e O jornalismo, ator social colonizado e colonizador (2023). Bolsista Produtividade CNPq - PQ 2.

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

Sant Ana, G., & Carlos Alberto de Carvalho. (2023). Novos óculos para Woody Allen: um cinema sobre a incerteza social. Ponto-E-Vírgula, (32), e60767. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i32e60767