Nuevas gafas para Woody Allen:

un cine sobre la incertidumbre social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i32e60767

Palabras clave:

Cine, Mímesis, Modernización reflexiva, Incertidumbre social

Resumen

Este artículo propone un nuevo tipo de enfoque analítico para explorar la producción cinematográfica vinculada al nombre del director estadounidense Woody Allen. Intentaremos resaltar la centralidad de la noción de incertidumbre social como importante elemento organizador de las narrativas que componen esta filmografía. Para ello, se realizará una discusión sobre la concepción aristotélica de la mimesis, con miras a entender el cine como una producción cultural – en detrimento de la perspectiva artística hegemónica –, así como precisar el sentido sociológico de la incertidumbre social a través de los aportes de Anthony Giddens (1991, 1996) y Ulrich Beck (1992, 1997) referentes al proceso de modernización reflexiva.

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Biografía del autor/a

Guilherme Sant Ana, UFRGS

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cultura e Processos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, arte, comunicação, cinema e identidade.

Carlos Alberto de Carvalho, UFMG

Professor Associado do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no programa de pós-graduação. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre (2000) e doutor (2010) em Comunicação Social pela mesma Instituição. Pós-doutorado realizado na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa Capes (Processo: CAPES/FCT nº 9680/14-4). Professor visitante sênior no exterior na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa Capes/Print (Processo Processo: PRINT - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO -88887.716881/2022-00). Atualmente é pesquisador em projetos vinculados ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, sobre coberturas jornalísticas relativas ao HIV, Aids e homofobia, com financiamentos do CNPq e da Fapemig, e projeto de pesquisa sobre violências contra mulheres (em crimes tipificados como de proximidade), com financiamentos da Fapemig e do CNPq. Desenvolve, ainda, pesquisas sobre divulgação científica. É o coordenador do Insurgente: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Redes Textuais e Relações de Poder/Saber. As pesquisas em desenvolvimento articulam, a partir de produtos e processos midiáticos, conceitos como narrativa, acontecimento, divulgação científica, enquadramento, homofobia, violência e relações de gênero. Além de artigos em periódicos, capítulos de livros e livros organizados, no Brasil e no exterior, é autor dos livros Visibilidades mediadas nas narrativas jornalísticas: a cobertura da Aids pela Folha de S.Paulo de 1983 a 1987 (2009), Jornalismo, homofobia e relações de gênero (2012) e O jornalismo, ator social colonizado e colonizador (2023). Bolsista Produtividade CNPq - PQ 2.

Citas

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Publicado

2023-10-23

Cómo citar

Sant Ana, G., & Carlos Alberto de Carvalho. (2023). Nuevas gafas para Woody Allen: : un cine sobre la incertidumbre social. Ponto-E-Vírgula, (32), e60767. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i32e60767