New glasses for Woody Allen:

cinema about social uncertainty

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i32e60767

Keywords:

Cinema, Mimesis, Reflexive modernization, Social uncertainty

Abstract

This paper proposes a new type of analytical look to explore cinematographic production associated with the name of the American director Woody Allen. We will seek to highlight the centrality of the concept of social uncertainty as an important organizer of the narratives that make up this filmography. Therefore, a discussion of Aristotle's conception of mimesis, in order to understand the film as a cultural production (to the detriment of hegemonic artistic perspective) will be performed, as will be specified the sociological meaning of social uncertainty through the contributions of Anthony Giddens (1991, 1996) and Ulrich Beck (1992, 1997) concerning the process of reflexive modernization.

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Author Biographies

Guilherme Sant Ana, UFRGS

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cultura e Processos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, arte, comunicação, cinema e identidade.

Carlos Alberto de Carvalho, UFMG

Professor Associado do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no programa de pós-graduação. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre (2000) e doutor (2010) em Comunicação Social pela mesma Instituição. Pós-doutorado realizado na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa Capes (Processo: CAPES/FCT nº 9680/14-4). Professor visitante sênior no exterior na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa Capes/Print (Processo Processo: PRINT - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO -88887.716881/2022-00). Atualmente é pesquisador em projetos vinculados ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, sobre coberturas jornalísticas relativas ao HIV, Aids e homofobia, com financiamentos do CNPq e da Fapemig, e projeto de pesquisa sobre violências contra mulheres (em crimes tipificados como de proximidade), com financiamentos da Fapemig e do CNPq. Desenvolve, ainda, pesquisas sobre divulgação científica. É o coordenador do Insurgente: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Redes Textuais e Relações de Poder/Saber. As pesquisas em desenvolvimento articulam, a partir de produtos e processos midiáticos, conceitos como narrativa, acontecimento, divulgação científica, enquadramento, homofobia, violência e relações de gênero. Além de artigos em periódicos, capítulos de livros e livros organizados, no Brasil e no exterior, é autor dos livros Visibilidades mediadas nas narrativas jornalísticas: a cobertura da Aids pela Folha de S.Paulo de 1983 a 1987 (2009), Jornalismo, homofobia e relações de gênero (2012) e O jornalismo, ator social colonizado e colonizador (2023). Bolsista Produtividade CNPq - PQ 2.

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Published

2023-10-23

How to Cite

Sant Ana, G., & Carlos Alberto de Carvalho. (2023). New glasses for Woody Allen: : cinema about social uncertainty. Ponto-E-Vírgula, (32), e60767. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i32e60767